Bicampeão de F1 compra catamarã de 60 pés movido a energia solar


Ano ado, ao completar 34 anos de idade, o tenista Rafael Nadal “se deu” de presente de aniversário um catamarã a motor de 80 pés, construído pela Sunreef Yachts. Agora, chegou a vez de outro famoso esportista espanhol comandar um barco construído pelo estaleiro polonês, especializado em catamarãs: o piloto Fernando Alonso, que adquiriu um Sunreef Power 60 Eco, de 60 pés (18,3 metros), totalmente elétrico e movido a energia solar — daí o Eco no nome.

Bicampeão mundial de Fórmula 1, o piloto — que atualmente corre pela equipe Alpine — encomendou a construção do catamarã de 60 pés, atraído justamente pelo uso de energia limpa e pela sustentabilidade.
Para facilitar sua propulsão, grande parte do casco e deques do barco serão cobertos por 68² de painéis solares, que gerarão 14 kWp (quilowatt pico), sigla que indica o máximo de energia produzida em condições ideais.


O catamarã também contará com baterias ultraleves, que prometem seis horas de autonomia e que permitirão que Alonso realize uma navegação de cruzeiro silenciosa e livre de vibrações. Híbrido, além de captar a energia solar, esse modelo também será equipado com geradores eólicos e muitos dos materiais têm controle de qualidade de origem ecológica.
“Tenho observado a evolução desta marca há algum tempo e aprecio seu compromisso em impulsionar a inovação com a linha Sunreef Yachts Eco”, disse Alonso, justificando a escolha do construtor e do modelo, ao custo de 4 milhões de euros. “Sei que o Sunreef Power Eco 60 representa tudo o que estou procurando: engenharia superior, know-how incrível e um produto ecológico incrível”, complementou.


Com nada menos que 10,7 metros de boca, o Sunreef 60 Power Eco acomoda até 12 hóspedes, em seis camarotes. Além disso, oferece cerca de 120 m² de área útil, a maior dentro da cabine, que, como se pode imaginar, é enorme, a começar pelo salão, de conceito aberto, que se conecta à praça de popa.
Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Ao mesmo tempo, janelas panorâmicas permitem a entrada abundante de luz natural. Para completar, o barco será equipado com uma plataforma de popa submersível, com um clube de praia e o à garagem, que poderá levar um tender ou um jet. Como convém a um barco que será comandado por um dos maiores nomes da F1.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para não perder vídeos exclusivos
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina