window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Megaiate festeiro da Europa deixa Londres após pressão de moradores

Gigantesco Oceandiva de 285 pés alegou "questões regulatórias" para sair das águas londrinas

13/02/2024
Foto: Instagram @dlr_blog/ Reprodução

A festa acabou antes mesmo de começar para a Oceandiva. Após forte reação de políticos e moradores de Londres contra a chegada deste megaiate festeiro, a empresa de entretenimento Smart Group anunciou que sua embarcação de 285 pés vai deixar o local por “questões regulatórias”.

Assim, o maior iate de festas da Europa, que custou 25 milhões de libras (R$ 156,6 milhões em conversão realizada em fevereiro de 2024), está cancelado em águas londrinas, onde sediaria eventos noturnos no rio Tamisa. Segundo a empresa, o barco voltará “às águas da União Europeia“.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Inicialmente, a ideia do estaleiro era hospedar casamentos, conferências e exposições de alto nível, com capacidade para até 1.000 pessoas. Entretanto, milhares de londrinos foram contra a chegada deste barco, pois temiam que “poderia atrair comportamento antissocial” e prejudicar o meio-ambiente.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Como era de se imaginar, a Smart Group publicou uma nota em tom de lamentação, definindo o episódio como uma “oportunidade perdida” para a cidade, citando suas “insuficiências infra-estruturais” e reconhecendo que a decisão “pode parecer uma vitória para alguns residentes locais”.

Foto: Oceandiva London/ Divulgação

Outro agravante para este megaiate festeiro ter virado lenda — no sentido literal da palavra — em Londres foi o fato de que, em junho do ano ado, a Oceandiva atingiu uma âncora de uma barcaça não tripulada durante a realização de manobras de teste, próximo de Erith, sudeste de Londres.

Enquanto uns lamentam, outros comemoram

Um vereador local classificou a decisão como uma “grande vitória” e Rachel Bentley, uma das figuras políticas que fizeram campanha contra o megaiate festeiro em Londres, chegou a dizer que “era o barco errado para o rio errado”.

Uma embarcação do tamanho de um campo de futebol é completamente inadequada para um rio urbano estreito– Rachel Bentley

Além disso, a Smart Group retirou um pedido de licenciamento para servir bebidas alcoólicas até altas horas da madrugada na Oceandiva, após quase 1.000 objeções serem apresentadas formalmente por residentes e empresas de Londres ao Conselho de Newham.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Vale ressaltar que o megaiate festeiro da Oceandiva deveria estar operando já no final de 2022, mas só veio a atracar em águas londrinas em maio de 2023. Além disso, ele atracaria na Royal Docks, em Newham, e seu itinerário faria escalas em seis cais de Greenwich, Southwark e Tower Hamlets.

Conheça o megaiate festeiro

Apesar de não operar em Londres, a Oceandiva navega ao redor do mundo. Este megaiate está nas águas de Amsterdã, na Holanda, e em Düsseldorf, na Alemanha. A embarcação oferece desde eventos de networking de caráter corporativo a baladas.

Foto: Instagram @yachtmagnate/ Oceandiva London/ Reprodução

Distribuído por três deques, o megaiate equivale a sete ônibus de dois andares — ou quase o tamanho de um campo de futebol. Além disso, os 86 m de comprimento e 17 m de altura do megaiate festeiro são mais longos que um Boeing 737.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina