Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda
Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo


O tradicional revezamento da tocha olímpica, costumeiramente iniciado cem dias antes dos Jogos, ganhou um destaque a mais em Paris 2024, ao envolver um trecho debaixo d’água. Na terça-feira ada (18), a mergulhadora sa Alice Modolo desceu vinte metros abaixo da superfície do Mar Mediterrâneo para resgatar a chama e iniciar a 34ª etapa do revezamento.
Mulher a bordo: marinheiras revelam rotina e desafios da profissão
Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O momento foi filmado e publicado nas redes sociais oficiais das Olimpíadas de Paris.


‘Mas como isso é possível?’’, você pode estar se perguntando. Ao portal de notícias Metrópoles, o professor de física Diego Borges explicou que a resposta está no método usado para acendê-la.
Como ela é acesa por combustão [a gás], não é problema estar debaixo d’água. Alguns combustíveis têm energia de ativação muito baixa e nem a água consegue impedir quando alcançada– Diego Borges, professor de física, ao Metrópoles
Além disso, a tocha olímpica é projetada para permanecer acesa ao longo de todo o revezamento, independentemente das condições climáticas. Como o cartucho com gás inserido na parte inferior da tocha só tem combustível suficiente para 20 minutos, tochas cheias de gás substituem as que já estão com pouco.
Ver essa foto no Instagram
Para reacendê-las quando necessário, são transportados também quatro lampiões, sendo que cada um tem combustível para 15 horas.
Símbolo de unidade e paz, a tocha olímpica faz parte da tradição que começou nos Jogos de 1936. Neste ano, após ser acesa em Olímpia, na Grécia, seguiu para a França e ará por 65 territórios do país.
A ArcelorMittal foi a empresa responsável pela produção das duas mil tochas olímpicas em aço reciclado. Cada uma conta com 70 centímetros de comprimento e peso de 1,5 quilo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis