window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Mutirão de limpeza retira duas toneladas de lixo do Rio Camboriú

Ação "Todos Pelo Rio Camboriú" reuniu cerca de 1.700 voluntários, além de entidades municipais e estaduais

03/04/2025
Foto: Divulgação

Um mutirão de limpeza mobilizou os moradores e autoridades de Balneário Camboriú e Camboriú, em Santa Catarina, que em conjunto, retiraram duas toneladas de lixo do rio que corta a cidade. O movimento aconteceu durante o Dia Mundial da Água e se concentrou na divisa entre as duas cidades, na rua Dom Afonso, no bairro Vila Real.

A limpeza faz parte da segunda etapa da ação “Todos Pelo Rio Camboriú”, que busca despoluir o curso de água e conscientizar sobre a importância dele.

 

 

O coletivo contou com cerca de 1.700 voluntários da região, funcionários das prefeituras e entidades municipais e estaduais, além de Gustavo Ortiz, representando o Grupo Náutica.

Leonel Pavan, prefeito de Camboriú, e Gustavo Ortiz, representando o Grupo Náutica. Foto: Divulgação

A intenção foi limpar toda a extensão do rio, que tem 33,23 quilômetros de comprimento. Com apoio dos voluntários, a ação durou quatro horas e foi realizada nas duas margens, a pé e de barco — inclusive, o mutirão contou com 25 embarcações.

 

O movimento tem sido possível graças à colaboração entre a Fundação do Meio Ambiente de Camboriú e a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú.

Foto: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/ Divulgação

Apenas o primeiro o

Segundo os organizadores, a ação de limpeza no Rio Camboriú deverá contar com outras edições ao longo do ano, além do monitoramento da situação das águas. As autoridades presentes no evento destacaram que a necessidade de medidas concretas é urgente.

Foto: Divulgação

Com nascente em Camboriú, o rio deságua no Oceano Atlântico, no sul da Praia Central de Balneário Camboriú. Esse recurso natural é fundamental para a região, entre outros motivos, por ser a principal fonte de captação e tratamento de água para o abastecimento da população local e cidades vizinhas.

Foto: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú/ Divulgação

Anfitrião do evento, o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, destacou a urgência de despoluição do rio e a importância do engajamento de todos na ação.

Entre os esforços apontados por Pavan, está a necessidade de realizar a dragagem do rio — processo de remoção de sedimentos acumulados no leito, como areia, lodo e detritos. O prefeito conta que a iniciativa já está em fase de planejamento e irá combater o assoreamento em pontos críticos.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina