window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

De veleiro “estacionado” a barco-hostel: conheça destinos náuticos com acomodações pernoite

Com atrações que vão do Nordeste ao Sudeste, NÁUTICA listou quatro lugares que transformam barco em pousada

24/04/2025
Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

De vez em quando, tudo que a gente precisa é relaxar um pouco e sentir a brisa do mar. Navegar num veleiro, dormir em um hostel flutuante, “acampar” num barco no meio do mato… Por todo o Brasil, o que não faltam são destinos náuticos maravilhosos para quem ama pernoitar a bordo.

Pensando nisso, NÁUTICA listou alguns destinos náuticos para quem necessita de um pernoite sobre as águas e, de quebra, conhecer lugares exóticos para “fugir” da rotina. Confira!

Barco-hostel em Paraty

Além do lindo centro da cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, existe outro ponto turístico um pouco mais distante da terra firme: nas águas. O Albatroz, que inaugurou suas atividades em março deste ano, tem atraído os amantes do universo náutico com seu barco-hostel.

Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

O Hostel da Vila, eleito o melhor do mundo em 2023 pelo site Hostelworld, de Ilhabela, estendeu suas atividades para o litoral fluminense. A escuna abriga os viajantes a bordo do barco Albatroz de 75 pés com capacidade para acomodar 26 hóspedes e quatro tripulantes.

Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

Para quem não rejeita um sossego, é possível fazer o roteiro dormindo em rede ou cama, visto que o barco tem dez beliches de casal no andar inferior.

Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

Numa imersão na cultura caiçara, o destino náutico Albatroz inclui brinquedos e atividades náuticas — como snorkel, caiaque, avistamento de plânctons, escorregador e até um stand up paddle gigante! — , além de um chef que cozinha com ingredientes fresquinhos.

Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

O barco-hostel ainda conta com duas expedições. A primeira em Paraty, com duração de dois dias inteiros e itinerário que a entre as ilhas de Paraty, a Enseada da Cajaíba e o Saco do Mamanguá — o único fiorde tropical do mundo. A segunda é na Ilha Grande, com três dias inteiros de duração e navegação pela Baía de Ilha Grande.

eio em Abrolhos

Próximo destino: Bahia! No maior complexo de corais da América do Sul com águas azuis da cor do céu, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é encantador. Agora, já pensou em conhecer toda essa maravilha natural e ter a chance de avistar diversas espécies marinhas a bordo de um barco?

Ilha de Santa Bárbara. Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Pois sabia que esse cenário é possível. Considerado um dos dez melhores pontos de mergulho do mundo, o destino náutico oferece um eio de barco com pernoite. A atração parte do cais de Caravelas e navega de e a 4 horas em mar aberto até o Arquipélago de Abrolhos.

 

O barco contorna a Ilha Santa Bárbara e ancora num local de águas cristalinas. Em seguida, tem atividades como mergulhos com snorkel, relaxamentos em tapetes flutuantes e eio de caiaque. A atração conta um monitor do ICMBIO, que dá as boas-vindas e fala sobre o arquipélago

O eio em Abrolhos também entrega navegações em botes, visita às ilhas de Santa Bárbara e Siriba e outras atividade náuticas. Por conta disso, a “turnê” pode durar até dois ou três pernoites — e tudo isso com o plano de fundo da vida marinha encantadora da região baiana.

Foto: Bahia Terra/ Reprodução

A embarcação dispõe de quartos com beliches, tripulação com instrutor de mergulho e equipamentos próprios para as atividades e uma alimentação completa, que engloba café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta, com frutas, sucos e água mineral à disposição.

Velejar em Ubatuba

Em busca de algo mais privativo? Então Ubatuba é uma boa pedida! A cidade no litoral de São Paulo é lar de um charmoso veleiro batizado de Linda Loucura, um dos melhores avaliados pelos usuários do Airbnb, plataforma de locações por temporada.

Foto: Michelangelo/ Airbnb/ Reprodução

Ancorado na Praia da Ribeira — um paraíso de águas calmas cercado pela Mata Atlântica –, a poucos metros da areia, o barco a vela tem uma suíte de casal e amplo salão com sofás espaçosos, além de iluminação LED, painéis solares, fogão e banheiros elétricos.

Foto: Michelangelo/ Airbnb/ Reprodução

O veleio de 28 pés foi construído em 2021 e permite a opção de pernoite. Segundo o anfitrião, a atração oferece vista para a baía e o canal, o à praia (beira-mar) e estacionamento gratuito na rua, com táxi boat incluso no valor da diária.

Veleiro “estacionado”

Por falar em veleiro, que tal conhecer um que está em terra firme e esverdeada? O Hostel da Vila, que também opera em Ilhabela, tem como opção um barco a vela “estacionado” no meio da Mata Atlântica, ideal para um casal, mas com capacidade para até três pessoas.

Foto: Hostel da Vila/ Divulgação
Foto: Hostel da Vila/ Divulgação

Além disso, o destino curioso para os amantes do universo náutico pode ser usado como uma sala privativa. O barco — que foi adaptado para maior conforto dos hóspedes — está localizado perto dos banheiros do hostel e sua hospedagem dá direito a café da manhã.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!