Muralha para conter avanço do mar começa a ser construída em Peruíbe (SP)
Estrutura é erguida na Barra do Una com pedras que pesam toneladas


A muralha que promete conter o avanço do mar na Barra do Una, em Peruíbe (SP), começou a ser construída na última quarta-feira (14). A obra teve início após a estrada de o à região ser preparada para receber as grandes pedras que formarão a barreira.
Mar Cáspio em seca ameaça focas, economia e milhões de vidas
Avanço do mar faz ilha no Panamá ser evacuada antes que fique submersa
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a estrutura será feita com pedras de até 3 metros de diâmetro, pesando várias toneladas. A previsão é que a proteção tenha 200 metros de extensão, com o objetivo de resguardar os moradores locais, que já enfrentam os impactos causados pela erosão costeira.
Anunciada no início de abril, a obra só começou mais de um mês depois, pois foi necessário nivelar a estrada que leva à Barra do Una, para permitir o transporte seguro das pedras. De acordo com o governo, essa etapa era essencial para garantir a segurança dos trabalhadores e das máquinas que atuam no local.


Conhecida como “enroncamento”, a técnica utilizada consiste no empilhamento de pedras de grande porte para formar uma barreira física. Neste caso, a estrutura visa conter — ou ao menos retardar — o avanço do mar. Quando finalizada, a muralha protegerá tanto a comunidade quanto a estrada de terra da região.
Ação emergencial
A obra integra o Plano de Adaptação e Resiliência Climática da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), que prevê ações voltadas à proteção de zonas costeiras. Os trabalhos têm apoio da Fundação Florestal e da Defesa Civil de Peruíbe.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina