window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Aproveitar o barco no verão “dormindo a bordo” é preferência dos seguidores de NÁUTICA no YouTube

Por: Redação -
22/01/2021

Na estreia da seção de “Enquete”, publicada quinzenalmente no canal de NÁUTICA no YouTube, perguntamos: “Como os espectadores preferem aproveitar o barco no verão">Veja no link.

Entre as opções, “dormindo a bordo”, “conhecendo uma praia nova”, “um churrasco com os amigos” e “curtindo o sol a bordo”. Ao todo, até o momento do fechamento deste artigo, a pesquisa recebeu 563 votos.

Quem ficou na frente, com 37% dos votos, foi a opção “dormindo a bordo”. Em segundo, com 29%, ficou a opção “conhecendo uma praia nova”. Em terceiro, com 25%, “um churrasco com os amigos”. Com apenas 9%, fechando a pesquisa, ficou a opção “curtindo o sol a bordo”.

Pegando como gancho o resultado da pesquisa, separamos pequenas dicas para quem está pensando desfrutar dessa experiência náutica incrível.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

De início, obviamente, o indicado é que a embarcação seja cabinada e que ofereça banheiro. Depois, com um planejamento meteorológico em mãos, comece a preparação do período de tempo que se pretende ar embarcado. É muito importante que o cronograma seja seguido à risca para garantir a segurança tanto dos ageiros e do abastecimento de combustível quanto dos locais de paradas que o capitão propõe-se a fazer.

Essas paradas precisam contar com as marinas pelo trajeto, com a distância entre elas, e, claro, com a velocidade que se deseja navegar. Inclusive, os locais paradisíacos que serão visitados também devem estar dentro dessa programação. E é aqui que entra uma questão muito importante: a ancoragem.

Leia também

» Conheça o superiate com estilo retrô de J. K. Rowling, que já pertenceu a Johnny Depp

» Superiate de Elton John une luxo e comodidade em seus 50 metros de comprimento

» Superiate do astro do rock Bono Vox tem até um piano de cauda a bordo. Confira

Nesse ponto, existem dois conceitos a se considerar: onde ancorar, e como ancorar da melhor forma. Para escolher o melhor local, é preciso se atentar ao abrigo (ou seja, não escolher locais de mar aberto), às restrições ao fundeio na carta náutica, ao tipo de solo para a âncora unhar com segurança e à incidência dos ventos no local.

Quanto à maneira correta de ancorar um barco, o ideal é sempre contra o vento, contra a correnteza. Para isso, você pode observar a direção para a qual a proa dos outros barcos aponta, e ancorar a sua embarcação da mesma forma. É necessário sempre deixar um bom espaço de distância em todas as direções, caso o vento mude e acabe girando a sua embarcação.

A âncora é um equipamento de segurança. Quanto ao tamanho do cabo que deve ser liberado, o ideal é que esse número seja em torno de 5 vezes a profundidade indicada pela sonda no local. Além de tudo, é importante marcar referências ao redor, para garantir que o barco não se mova além do planejado. Caso aconteça, é necessário repetir o processo para a âncora, finalmente, unhar.

Por fim, é preciso levar em conta o número de tripulantes e, assim, fazer alguns cálculos. Deve-se considerar o abastecimento de comida, bebida e a quantidade de camas na embarcação para que todos se acomodem de forma confortável e segura.

Com tudo em ordem, só resta aos tripulantes desfrutar das incríveis paisagens ao longo dessa viagem: desde o amanhecer ao pôr do sol, e a vista incrível de um céu estrelado que só o pernoite em um barco pode proporcionar.

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: “Qual lancha de proa aberta da FS Yachts é o seu tamanho ideal para navegar?” Clique aqui e responda. 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pesquisadores são surpreendidos por erupção vulcânica embaixo d'água; entenda o fenômeno

    Registro foi feito na área hidrotermal de Tica, a 2.500 m de profundidade, próximo da Costa Rica

    Fóssil de “monstro marinho” encontrado em 1988 no Canadá é identificado

    Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus