window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo

Apesar do suposto otimismo, cientistas ainda preveem desafios climáticos

Por: Vand Vieira -
28/03/2025
Oceano Atlântico
Aquecimento global provoca sérias mudanças no Atlântico. Foto: Envato/Kajan81

Primeiro, uma notícia muito boa: parte do sistema global de correntes oceânicas, a Célula de Revolvimento Meridional do Atlântico (AMOC, na sigla em inglês), provavelmente não entrará em colapso neste século.

Mas por que isso é tão positivo? Porque o padrão de circulação de águas quentes (superfície) e de águas frias (profundezas) cumpre um papel essencial na manutenção da vida marinha e na regulação da temperatura do planeta — a AMOC, basicamente, transporta calor e nutrientes para várias partes do mundo.

Oceano Atlântico
Águas do oceano Atlântico. Foto: Envato/lucigerma

Publicado recentemente na revista Nature, o estudo que levou a essa projeção foi feito por cientistas do Met Office (serviço nacional de meteorologia do Reino Unido) em parceria com pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra.

 

O artigo, inclusive, vai de encontro à previsão de um grupo de especialistas da Dinamarca, que em meados de 2023 saiu no mesmo veículo de comunicação. Na época, eles praticamente cravaram que a AMOC colapsaria até 2095.

A má notícia sobre a circulação do Atlântico

Infelizmente, britânicos e dinamarqueses concordam que o aquecimento global já está interferindo negativamente na AMOC. Isso ocorre, por exemplo, devido à grande quantidade de água doce que tem chegado ao Atlântico com o derretimento das calotas polares.

 

De maneira resumida, essa água doce altera a temperatura e a salinidade da água do Atlântico, fazendo-a perder densidade. Com isso, a circulação termohalina é prejudicada — nesse processo, a água do Atlântico afunda e impulsiona a corrente.


A intensificação dos ventos sobre o oceano Antártico também tende a impactar essa dinâmica, principalmente porque afeta a troca de calor e o movimento nas águas superficiais.

 

“Embora nosso estudo indique que um colapso nos próximos 75 anos seja improvável, a AMOC deve enfraquecer, o que trará desafios climáticos para a Europa e outras regiões”, alerta Jonathan Baker, cientista do Met Office e principal autor do estudo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Revista da Turma da Mônica ganha edição especial sobre a cultura oceânica

    Lançada na última quinta-feira (28), história em quadrinhos será distribuída gratuitamente em escolas e bibliotecas

    Vai ao Marina Itajaí Boat Show? Garanta sua hospedagem com desconto

    Evento conta com hotel oficial e boutique, ambos com valores especiais. Salão acontece de 3 a 6 de julho

    À beira-mar, mansão de R$ 30 milhões será sorteada em rifa no Reino Unido

    Além da casa à beira-mar, sortudo ainda receberá R$ 1,9 milhão em dinheiro

    Seleção brasileira de Optimist representa o país no Campeonato Europeu

    Competição acontece em Çeşme, na Turquia, de 30 de maio a 3 de junho

    Vento dá trégua e barco chega ao fim do mundo: veja 6° episódio de saga rumo à Antártica

    Com motor Yanmar, série "Endurance 64: o veleiro polar" estreia novo capítulo! Confira destinos incríveis e expectativa para agem de Drake