Ao caminhar em praia da Flórida, mulher encontra dente de tubarão pré-histórico na areia
Fóssil do megalodonte, maior tubarão que já existiu, teve idade estimada entre 2 e 24 milhões de anos


Caminhar na areia da praia é um hábito bastante comum. Por bem-estar ou não, a verdade é que ao colocar os pés na areia você pode encontrar de tudo, desde conchas até o dente de um tubarão extinto há milhões de anos. Pelo menos foi isso o que uma mulher sortuda achou ao caminhar na areia de uma praia na Flórida: o dente de um megalodonte.
Paraíso em risco: Maldivas planeja elevação das ilhas para evitar que fiquem submersas
Conheça como será o novo megaiate de 262 pés do estaleiro italiano ISA Yachts
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
A professora aposentada Beth Orticelli teve o privilégio de encontrar um vestígio do animal que, além de pré-histórico, é considerado nada mais, nada menos, que o maior tubarão do mundo. Tudo isso enquanto caminhava com o marido por Manasota Key.


Segundo Beth, o fóssil é do tamanho da palma de sua mão e um profissional independente estimou que tenha idade de 2 a 24 milhões de anos. Ainda de acordo com ela, o dente foi visto parcialmente enterrado na areia e, quando ela e o marido o puxaram, ficaram surpresos com o estado de conservação do dente.
Estávamos gritando como se tivéssemos ganhado a loteria– Beth Orticelli ao jornal Newsweek
O Museu da Flórida diz que os dentes de tubarão podem ser encontrados no estado inteiro, uma vez que partes da Flórida já estiveram, por milhões de anos, submersas. Apesar disso, a maioria deles é encontrad em camadas de rochas sedimentares que já foram colocadas no fundo de partes rasas do oceano — deixando o achado de Beth ainda mais raro.
Para a professora, contudo, o achado representa uma “anomalia” já que dentes fossilizados desse tipo não aparecem em praias com frequência — é mais comum encontrá-los no fundo do mar.
O megalodonte
O megalodonte é considerado o maior tubarão que já existiu. Acredita-se que a espécie foi extinta há cerca de 3,6 milhões de anos, sendo que os primeiros restos de megalodonte conhecidos datam de mais de 20 milhões de anos.


Segundo o Museu de História Natural de Londres, o maior megalodonte poderia medir de 15 a 18 metros de comprimento. Para nível de comparação, os maiores tubarões brancos registrados têm cerca de seis metros.


Os dentes do megalodonte podem medir até 18 cm, mas o Museu de História Natural da Flórida afirma que os fósseis encontrados geralmente medem entre 7 e 13 centímetros.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis