Considerada extinta há 200 anos, baleia-cinzenta reaparece no Atlântico
Registro raro da espécie chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nas águas


Uma baleia-cinzenta chocou pesquisadores norte-americanos ao ser avistada nadando pelas águas do oceano Atlântico, região da qual está extinta há cerca de 200 anos. O evento foi descrito como algo “incrivelmente raro”.
Sessa Marine estará no Auckland Boat Show 2024
Conheça o gigante túnel japonês que liga duas ilhas por baixo do mar
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Cientistas acreditam que o animal, que costuma habitar o norte do oceano Pacífico, desapareceu do Atlântico por volta do século 18, em parte devido à caça ilegal.
O registro da baleia-cinzenta foi feito em 1º de março deste ano, quando os pesquisadores do Aquário de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, sobrevoavam a costa de Nantucket, em Massachusetts.


“Meu cérebro estava tentando processar o que eu estava vendo, porque esse animal era algo que não deveria existir nessas águas”, disse Kate Laemmle, uma das pesquisadoras que estava no avião, ao Aquário.
A forma com que a baleia-cinzenta nadava fez com que os cientistas chegassem à conclusão de que ela provavelmente estava se alimentando no momento em que foi vista.
Teorias
Especialistas da área de biologia marinha apontam as mudanças climáticas como possível causa para o aparecimento da baleia-cinzenta na região. Isso porque a agem entre as ilhas ao norte do Canadá, que conecta o Pacífico e o Atlântico, costumava ser coberta de gelo, que derreteu devido ao aumento das temperaturas globais.
Sem a obstrução do caminho pelos icebergs, as baleias conseguem realizar a travessia com maior facilidade, algo que não seria possível no século ado.


Embora tenha chocado os pesquisadores, esta não é a primeira vez que a espécie é vista no Atlântico. Nos últimos 15 anos, houve cinco registros das baleias-cinzentas fora do Pacífico, nadando pelas mesmas águas deste mês e também pelas do Mediterrâneo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina