window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Primeiras fotos de baleias-jubarte acasalando mostram casal de machos

Registro foi feito por fotógrafos durante viagem ao Havaí; cientistas dizem que evento é único e notável

04/03/2024
Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

Apesar de serem animais tradicionalíssimos dos mares, as baleias-jubarte nunca haviam sido registradas durante um acasalamento. Essa história, contudo, ganhou novos rumos recentemente — e de um jeito inusitado. Dois fotógrafos conseguiram capturar o ato, mas diferentemente do que se imaginava, as baleias tratavam-se, na verdade, de dois machos.

O momento histórico marca um avanço significativo no entendimento do comportamento sexual da espécie. E o fato do ato ter acontecido entre dois machos agora levanta outras questões para os pesquisadores.

Foto: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano / Divulgação

O flagra foi feito por fotógrafos na região da Ilha de Maui, no Havaí. Ao perceberem a peculiaridade do que haviam capturado, os profissionais procuraram a especialista Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, para analisar as imagens. E ela confirmou de que se tratavam, sim, de dois machos.


Segundo Stack, “apesar de serem bem estudadas há décadas, o comportamento sexual das baleias-jubarte permaneceu, em grande parte, um mistério até agora. Esta descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte.”

Embora tenhamos reconhecido há muito tempo as estruturas sociais complexas dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável– Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, ao IFLScience

Agora, um estudo publicado na revista Marine Mammal Science procura entender o comportamento sexual da espécie, ao mesmo tempo que questiona as motivações por trás dos atos, que flutuam entre a aprendizagem de comportamentos reprodutivos, estabelecimento de relações de dominância, formação de alianças sociais, ou, ainda, a redução de tensões sociais.

 

Pesquisadores também querem entender qual a frequência de encontros como esse, e se são tão comuns quanto ou mais frequentes do que as relações entre machos e fêmeas. Vale ressaltar que registros históricos, incluindo um relato de quarenta anos atrás, já indicavam interações sexuais entre machos de jubarte — embora a cópula em si não tenha sido observada diretamente até agora.

 

O fato de as baleias registadas não terem se intimidado com a presença humana no momento do ato levanta ainda questões como a consensualidade da interação, especialmente levando em conta que um dos animais apresentava sinais de má saúde e infestação por parasitas, que provavelmente são fruto de um choque anterior com uma embarcação.


Navegando em busca de baleias em Ilhabela

Em 2023, a equipe da Náutica embarcou em uma aventura para avistar baleias-jubarte no litoral norte de São Paulo. Navegando em lanchas da Victory Yachts, o grupo percorreu mais de 60 milhas náuticas. A jornada foi registrada na série NÁUTICA TRIP, do Canal Náutica no Youtube. Confira o resultado no vídeo abaixo.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis