Barco-obra de arte recebe público em imersão cultural gratuita no Pará
Embarcação da Bienal das Amazônias reúne arte, educação e experiências sensoriais. Visitação segue até sábado (10)


A cidade de Marabá, no Pará, recebe, até sábado (10), uma atração inédita: o barco-obra de arte da Bienal das Amazônias Sobre as Águas. A embarcação está atracada na orla da cidade, próxima à Casa Bandeira, com visitação gratuita.
Esculturas bordadas: artista sa reproduz formas, texturas e cores dos corais
Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Projetado pelo artista boliviano Freddy Mamani, o barco é uma verdadeira obra de arte, com traços inspirados na ancestralidade amazônica. Animais, flores, céu estrelado e cores vibrantes compõem um cenário imersivo que remete à cultura paraense.
De acordo com a organização da Bienal, a reforma que transformou o barco em obra de arte durou cinco meses e envolveu mais de 120 pessoas — arquitetos, engenheiros navais, cenógrafos, produtores, técnicos e pintores, entre outros profissionais. Veja o antes e depois deste trabalho no vídeo abaixo.
Ver essa foto no Instagram
A embarcação foi desenvolvida para ser tão acolhedora quanto ível. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço conta com rampas, salas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As visitações acontecem diariamente, das 10h às 12h e das 14h às 19h.
Programações variadas a bordo do barco-arte
A programação inclui visitas guiadas de 30 minutos, conduzidas por educadores que narram a história do barco e seu conceito artístico. Não é necessário agendamento prévio.
Ver essa foto no Instagram
Na quinta (8) e sexta-feira (9), acontece a oficina de colagem Recortar e colar com as águas. A ideia é criar peças baseadas nas sensações despertadas pelo barco-arte. A atividade será realizada das 16h às 18h, sem necessidade de inscrição.
No sábado (10), às 10h, o chef Juan Ben-Hur comanda a oficina Cozinha Criativa, que valoriza os sabores da Amazônia. A participação é gratuita, mediante inscrição pelo site da Bienal.
Aviso a grupos grandes
Professores e responsáveis por grupos escolares, universitários ou de ONGs devem agendar previamente a visita ao barco. Os links estão disponíveis nos canais oficiais da Bienal das Amazônias.


Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis
Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!