Barco elétrico feito por ex-engenheiros da SpaceX permite criar ondas para esportes aquáticos
Empresa que conta com Will Smith e Kevin Durant como investidores quer popularizar as embarcações EV


Entusiastas de wake agora têm uma opção de embarcação sustentável para ajudar a criar marolas para a prática do esporte. O Arc Sport é um barco elétrico desenvolvido por ex-engenheiros da SpaceX e que já está à venda.
Pedal sobre as águas: bike aquática elétrica tem casco trimarã e hidrofólios
Conheça o Volitan: barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A startup Arc Boat Company afirma estar preparada para a produção contínua do novo modelo, que foi lançado no mês ado — embora tenha produzido menos de 24 embarcações até o momento. Além disso, o Arc Sport é o segundo modelo de barco elétrico da marca em apenas três anos.


Parte da edição limitada chamada Arc One, o barco elétrico de wake mede 23 pés (cerca de 7 metros de comprimento) e pode transportar até 15 pessoas por vez. Ele também não decepciona no quesito velocidade, já que atinge a máxima de 40 mph (64 km/h).
O barco elétrico de wake possui uma grande bateria com energia suficiente para durar de quatro a seis horas — segundo a fabricante. É equipado com propulsores dianteiros e traseiros, e conta com motor silencioso, torre de hardtop retrátil automática e sistema de som controlado por tela.
Na parte tecnológica, o do leme conta com um display digital que exibe informações fundamentais do barco e da navegação. Também tem o sistema de touchscreen com partida por botão de toque e possibilidade de atualizações via software.


E óbvio, não podemos esquecer do principal. O barco elétrico de wake cria ondas por causa do seu lastro de água computadorizado, que permite o ajuste das marolas — ideal para esportes aquáticos — que gera a ondulação no mar. Por fim, o Arc Sport ainda tem um potente motor de 570 cavalos.
Aposta alta
Com estrelas da NBA entre um dos investidores (Kevin Durant e Klay Thompson) e o ator Will Smith, a Arc Boat Company fez uma imersão no mercado de barcos elétricos. O co-fundador e CEO da Arc, Mitch Lee, disse que ou sua juventude praticando esqui aquático, kneeboard e wakeboard.


No entanto, o cheiro de diesel queimado nas marinas e o escoamento dos motores o incomodava. Por isso, queria fazer algo para reduzir os efeitos negativos desses esportes e tornar a prática uma “melhor experiência de navegação”.
Viver essa experiência, é claro, tem seu preço. As reservas do barco elétrico de wake já estão abertas no site da marca, com preço inicial fixado em US$ 258 mil (cerca de R$ 1,3 milhão, em conversão realizada em março de 2024).


Por outro lado, a marca explica que, diferentemente dos barcos de esqui tradicionais, o modelo não precisa de reparos frequentes, por ter menos peças móveis do que embarcações movidas por gasolina. Outras vantagens apontadas pela Arc são o carregamento fácil e a junção da engenharia aeroespacial e a tecnologia EV (veículo elétrico).
A empresa pretende iniciar as entregas do Arc Sports ainda em 2024.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus
Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas
Maior regata da América Latina parte de Recife e vai até Fernando de Noronha
Com cinco voltas ao mundo no currículo, navegador de 82 anos revela próximos destinos da expedição
Embarcação transmitirá dados em tempo real via satélite na área da Usina Belo Monte, considerada de difícil o