Movido a energia solar, novo catamarã da Sunreef Yachts promete bateria de 1 mil kWh
Modelo elétrico contará com tecnologia que percorre toda superfície externa do barco para captar a luz do sol


O estaleiro polonês Sunreef Yachts já é conhecido no meio náutico pela produção de embarcações de luxo elétricas, movidas à energia solar. Os modelos ecológicos da marca vão dos 60 aos 100 metros de comprimento — pelo menos até agora. Com a chegada do Explorer Eco 40, o estaleiro apresenta o projeto de sua menor embarcação dentro do segmento — que promete continuar norteando os rumos da Sunreef.
Ziraldo ajudou a defender as águas contra poluição, em parceria com NÁUTICA
Terremoto em Taiwan destruiu parte da “cabeça” da Ilha da Tartaruga
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Apesar do tamanho, o novo modelo não perde em tecnologia — muito pelo contrário. A Sunreef quer dar à nova embarcação recursos mais avançados em comparação aos outros premiados barcos da marca, o que estende o leque de possíveis interessados no novo Explorer Eco 40.


Como é o novo Explorer Eco 40 da Sunreef Yachts
Como o próprio nome já sugere, o Explorer Eco 40 tem 40 pés, distribuídos em um design de catamarã, que dá à embarcação o benefício de consumir menos energia para a propulsão no mar — e torna a parte elétrica mais eficiente.


Falando em eficiência, a ideia é que o modelo seja empurrado por dois motores de 540 kW e duas baterias de 550 kWh, que somam mais de 1 mil kWh de energia, dando à embarcação a possibilidade de eios bastante duradouros. Com essa potência, será possível levar até 17 pessoas para navegar a uma velocidade de cruzeiro de 10 nós (18,5 km/h), e máxima de 14 nós (26 km/h).
Para a captação da energia do sol, o Explorer Eco 40 será equipado com tecnologia de ponta. A Sunreef conta com uma “pele solar”, que percorrerá cada centímetro da parte externa da superfície da nova embarcação, e cumprirá o papel de captar a luz do sol, gerando, assim, energia limpa.
Inclusive, vale ressaltar que, segundo o estaleiro, a Sunreef é a única do setor a incorporar células solares em estruturas de fibra de vidro de grande escala, para geração de energia.


Para além da tecnologia, o Explorer Eco 40 esbanja uma vasta área de relaxamento, com o direto ao mar e espaço de armazenamento para compressores de mergulho, e-bikes, e-foils, botes à vela e tenders. Na popa, é possível aproveitar o sol em uma piscina e no spa com vista privilegiada para o oceano.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis
Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!