Com a proximidade da Copa do Mundo, o Catar tem investido intensamente no turismo, o que fica claro com o novo projeto do designer Pierpaolo Lazzarini: um hotel flutuante e sustentável com suítes autônomas.
Embora a ideia de um hotel flutuante não seja novidade, o Pearl Suites foge completamente da mesmice, já que seus quartos consistirão em estruturas independentes e motorizadas que gerarão a própria energia sem emitir CO2. Seu design semiesférico é inspirado na beleza das pérolas.
Cada módulo flutuante possuirá 22 metros quadrados de área e será rodeado por uma plataforma onde pequenas embarcações poderão atracar. O teto será composto por duas partes: uma fixa, que dará e aos painéis solares responsáveis pelo fornecimento energético; e outra retrátil, que, levantada, transformará o quarto em um ambiente contínuo com o mar ao redor. Nos dias nublados, um gerador de hidrogênio substituirá a energia solar, garantindo o funcionamento de todos os aparelhos.
O piso dessas pequenas ilhas terá vários tanques que armazenarão e fornecerão água para o banheiro e a cozinha. O motor elétrico na parte inferior permitirá que a estrutura atinja uma velocidade máxima de 5 nós (9,2 km/h). A navegação, contudo, não afetará o conforto: cada módulo flutuante será equipado com um sistema de piloto automático e um estabilizador giroscópico que reduzirá as oscilações.
A ideia não se restringirá ao hotel em Catar, mas visa tornar-se uma solução para hotéis ao redor do mundo que buscarem expandir suas acomodações da maneira mais ecológica e inusitada possível.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica-br.noticiascatarinenses.com você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade