window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Veja: cinegrafista de NÁUTICA flagra raia “albina” em meio a cardume

Animal foi visto no Saco do Céu, em Angra dos Reis (RJ), e pode ser o mesmo avistado em Ubatuba no início do ano

14/03/2025
Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O cinegrafista de NÁUTICA, Victor Santos, está acostumado a fazer belos registros de embarcações e paisagens. Ele não esperava, porém, que durante um de seus trabalhos iria se deparar com um enorme cardume de raias-ticonha (Rhinoptera brasiliensis). E o mais surpreendente: em meio a centenas delas, uma se destacava pela possibilidade se ser albina.

O flagra aconteceu no Saco do Céu, em Ilha Grande, no dia 3 de março. O cinegrafista conta que fazia imagens de drone quando, de repente, as arraias se aproximaram do barco em que estava. Assista:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SkySampa (@skysampa)


“Eram três cardumes muito grandes, com mais de 100 delas, talvez. Foi muito emocionante e gostoso, eu sempre estou no mar e sei o quanto é difícil ver esses animais”, conta Victor.

Me senti privilegiado e sortudo por ver tantas raias juntas, inclusive uma albina, que não é fácil de encontrar– Victor Santos, cinegrafista de NÁUTICA

A arraia é mesmo albina?

A coloração esbranquiçada da arraia em questão levanta a hipótese de que ela seja albina. Contudo, há uma outra condição da natureza que precisa ser levada em conta: o leucismo.

1º tubarão Oxynotus Centrina identificado com leucismo, na costa da Albânia. Foto: Andrej Gajić / Sharklab ADRIA / Divulgação

Ambas as condições são anomalias genéticas que afetam a produção de pigmentação em animais e humanos. O albinismo, porém, é caracterizado pela ausência total de melanina, enquanto o leucismo causa falta de pigmentação parcial ou geral.

Pinguim com provável leucismo flagrado em colônia de ilha no Atlântico Sul. Foto: Instagram @yves_adams / Reprodução

Geralmente, indivíduos albinos apresentam olhos vermelhos ou rosados e tem maior suscetibilidade a queimaduras e tumores de pele. Já os animais leucísticos podem ter os olhos azuis ou de coloração natural, e não são excessivamente fotossensíveis — pelo contrário, podem ser mais resistentes ao calor, já que a cor branca permite maior reflexão da radiação, reduzindo a absorção térmica.


Outra questão é que animais nessas condições podem ter dificuldades no meio selvagem, pois a sua coloração pode afastar ou atrair presas e predadores. Quem explica essas diferenças é o fotógrafo especializado em vida marinha, Frank Santos, que pode ter registrado a mesma raia em janeiro.

Raia “albina” foi vista em Ubatuba em janeiro

Frank Santos também fez o registro de uma raia-ticonha “albina”, desta vez, no sul de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, em janeiro deste ano. veja:

 


À época, ele foi ao local em busca de um tubarão-baleia (Rhincodon typus), que havia sido avistado próximo àquela região.

 

“Infelizmente não achamos o tubarão-baleia, mas além de vários cardumes de raias-ticonha, vimos também algumas raias-mobulas (Mobula birostris), e muitas toninhas (Pontoporia blainvillei) no caminho”, escreveu ele na ocasião, em seu perfil no Instagram.

Tubarã-baleia. Foto: Pcowell / Envato

“Não podemos afirmar que é a mesma, já que não fizemos nenhum tipo de identificação que comprove isso”, explicou ele à NÁUTICA. “O ideal é que seja realizado um teste genético para termos um diagnóstico preciso”.

Mas as chances de avistarmos animais na natureza com essas condições são baixíssimas, aumentando a probabilidade de ser a mesma, ainda mais pela distância– destacou

Frank ressalta que o mergulho com esses animais não é proibido, “mas é necessário bom senso ao entrar na água, para não interferirmos no comportamento do animal. Geralmente, elas não permitem que cheguemos tão perto quando estão em cardumes e nadando próximo a superfície”.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis