window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Conheça o animal marinho que faz fotossíntese e parece ter saído de “Pokémon”

Espécie de lesma-do-mar, a ovelha-de-folha é pequenina, mas tem feito sucesso nas redes sociais

24/10/2023

Um animal minúsculo, com mini olhos pretos quase que colados um ao outro, tentáculos compridos que lembram orelhas, estruturas verdes chamadas ceratas e um poder: fazer fotossíntese. Parece a descrição de um personagem de Pokémon, mas, na verdade, essa é a ovelha-de-folha, uma espécie de lesma-do-mar.

O mini animal, que recentemente chamou atenção dos internautas em uma publicação do Greenpeace Canadá, foi descoberto ainda em 1993, segundo o NCBI-NLM (Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia da Biblioteca Nacional de Medicina) dos Estados Unidos. Mesmo assim, poucas pessoas conhecem a ovelha-de-folha.

Com nome científico de Costasiella kuroshimae, o animal costuma viver em climas tropicais. Seus dois rinóforos no topo da cabeça se parecem com duas orelhas e, uma assimilação à orelhas de ovelha, fez surgir o nome “ovelha-de-folha.” A espécie tem tamanho que vai de 5 milímetros a apenas 1 centímetro de comprimento.

 

 

Encontrada em águas próximas ao Japão, Filipinas e Indonésia, o animal foi visto pela primeira vez na ilha japonesa de Kuroshima. Amplamente distribuído pela Ásia, ele já foi avistado em Singapura, Tailândia e no Triângulo de Coral, área considerada o berço mundial da biodiversidade marinha, que pega águas da Indonésia, Malásia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Timor-Leste.


Esse é um dos únicos animais no mundo capazes de realizar fotossíntese, ainda que de maneira indireta. Ao se alimentar das algas Avravillea — também o local onde esses animais vivem — , a ovelha-de-folha “rouba” os cloroplastos (organelas nas quais o processo de fotossíntese é realizado) e os incorporam em seu próprio organismo, num processo raro chamado cleptoplastia.

Indispensável à transformação de energia solar em química, o cloropasto ingerido pelo animal faz com que a ovelha-de-folha consiga complementar sua dieta através da fotossíntese, que geralmente só é feita pelas plantas.

Imagine que você comeu uma salada e manteve o cloroplasto em seu sistema digestivo, então você só precisa se colocar no sol para fazer alimento. É conveniente para a sobrevivência – Miguel Azcuna, professor assistente da Universidade Estadual de Batangas

 

A pesca ilegal e o acúmulo de plástico nos oceanos tem colocado em risco a vida das ovelhas-de-folha. Apesar de ainda de não aparecer na lista de animais em extinção, esse pequeno ser tem sofrido as consequências também das alterações climáticas causadas pelo aquecimento global, que causam tempestades e tufões capazes de arruinar as algas que servem como sua moradia.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fóssil de “monstro marinho” encontrado em 1988 no Canadá é identificado

    Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus

    Tubarões no Rio de Janeiro: diferentes espécies do animal foram vistas neste mês

    Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas