window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

18/03/2025
Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

A primeira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito de Vela Oceânica 2025 teve início no último sábado (15), com recorde de participantes: são 44 veleiros no total. Por outro lado, no domingo, após 3h de espera, a falta de vento levou ao cancelamento das regatas.

A histórica 25ª edição do torneio acontece em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O arquipélago é conhecido como a Capital da Vela — que, apesar disso, não está imune a falta de vento. Embora as regatas de domingo tenham sido canceladas, no sábado, elas aconteceram. Confira os resultados a seguir.

Resultados do 1º dia da Copa Mitsubishi 2025

A abertura da competição teve o vento variando entre 8 e 10 nós, o que permitiu a realização de uma regata de percurso para as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser, além de regatas barla-sota para as classes C30 e HPE25.

Disputa acirrada na HPE25

Na Classe HPE25, duas regatas foram realizadas. Na primeira, vitória do Zoom, de Juan de La Fuente, seguido pelo Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn. O Ginga, de Breno Chvaicer, ficou em terceiro, com Inaê Jr., de Bayard Umbuzeiro Neto, e o Sibarita, de Octavio Faria, completando o top 5.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Na segunda prova, o Crazy Phoenix levou a melhor, com o Ginga em segundo e o Inaê Jr. em terceiro. O Zoom e o Sibarita vieram logo atrás. Com esses resultados, o Crazy Phoenix encerrou o dia na liderança, seguido pelo Zoom e pelo Ginga.

Primeira vitória do ano na C30

Na classe C30, Daniel Hilsdorf e a equipe do Kaikias conquistaram a primeira vitória do ano. Em segundo lugar ficou o Relaxa Building, de Tomas Mangabeira, seguido pelo Bravo, de Jorge Berdasco, Tonka, de Demian Pons e Caiçara Cat Technologies, de Marco de Oliveira Cesar.

Foto: Aline Bassi / Balaio / Divulgação

Na segunda regata o Caiçara venceu, com o Relaxa em segundo, Tonka em terceiro e Bravo em quarto. Assim, o Relaxa terminou o dia na liderança, com Caiçara, Kaikias, Tonka e Bravo ocupando as demais colocações.


A comissão de regatas tentou realizar uma terceira prova, mas a queda na intensidade do vento ao final da tarde forçou o cancelamento da disputa.

Regata de percurso para demais classes

Enquanto isso, as classes ORC, BRA-RGS, Clássicos e RGS Cruiser participaram de uma regata de percurso, com largada e chegada nas proximidades do Yacht Club de Ilhabela, após contornarem o Farol dos Moleques, ao sul do Canal de São Sebastião. Confira os resultados:

ORC

  • Rudá, de Mario Martinez (vitória no tempo corrigido);
  • Xamã, de Sérgio Klepacz;
  • Argos, de Mauro Dottori (primeiro a cruzar a linha, mas terceiro no tempo corrigido).

RGS A

  • Bl3 Urca, de Clauberto Andrade;
  • Bijupirá, de Christian Guedes;
  • Sossegado, de Marco Hidalgo.

RGS B

  • My Boy, de Lars Muller;
  • Kaluanã, de Leonardo Soldon;
  • Malagueta, de Fabio Tenório.

Clássicos

  • Morgazek, de Michele D’Ippolito;
  • Tango, de Átila Bohm;
  • Fuga III, de Robinson Leite;
  • A Valente, de Adriana Merino.

RGS Cruiser

  • Helios, de Marcos Gama Lobo;
  • Cambada, de Luis Fernando Giovannini;
  • Bossa Nova, de Valéria Ravani;
  • Santosha, de Silvio Pina.

A primeira etapa da Copa Mitsubishi prossegue no próximo final de semana, nos dias 22 e 23 de março.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus

    Tubarões no Rio de Janeiro: diferentes espécies do animal foram vistas neste mês

    Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas

    Navio-veleiro Cisne Branco confirma presença na Refeno 2025; faça sua inscrição

    Maior regata da América Latina parte de Recife e vai até Fernando de Noronha