window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Em cima de jet, homem percorre 320 quilômetros para fugir da China rumo à Coreia do Sul

Kwon Pyong é coreano e já foi preso na China por “incitação à subversão do poder estatal”

25/08/2023

O coreano Kwon Pyong tinha um jet, 200 litros de combustível e um sonho: fugir da China. Ele só não esperava que, após percorrer mais de 300 quilômetros, encalharia nas zonas úmidas de Incheon (Coreia do Sul) e fosse detido por cruzar a fronteira ilegalmente.

Considerado um dissidente político que já foi preso na China por “incitação à subversão do poder estatal”, Kwon Pyong, um coreano de 35 anos — cujo nome em mandarim é Quan Ping — , tentou deixar a China utilizando uma moto aquática vermelha. Na embarcação, ele chegou a cruzar o Mar Amarelo, chegando à cidade portuária de Incheon.

Textura das marés no leste da província de Jiangsu, Mar Amarelo, China

Lee Daeseon, um ativista de direitos humanos que mora na Coreia e visitou Kwon na instalação da guarda costeira onde o homem estava detido, disse em entrevista ao The Washington Post que ele percorreu mais de 300 quilômetros na embarcação particular da província chinesa de Shandong para chegar à Coreia do Sul, local onde vivem alguns de seus parentes.

 

Segundo a guarda costeira local, Kwon se preocupou em se preparar bem para a viagem: usava colete salva-vidas e capacete, além de carregar consigo um binóculo e uma bússola. Ele chegou a reabastecer o veículo no caminho e jogou os galões de combustível vazios no mar.


O ativista afirmou ainda que Kwon está buscando asilo político fora da China, de preferência nos Estados Unidos, Grã-Bretanha ou Canadá. “Kwon está bem de saúde e de bom humor”, mencionou ele.

Entenda mais sobre a situação de Kwon Pyong

Kwon foi preso na China em 2017, por 1 ano e 6 meses, depois de publicar discursos, imagens e vídeos nas redes sociais criticando o governo chinês. Ele chegou a usar uma camiseta que comparava o principal líder da China, Xi Jinping, a Hitler, fato que ficou registrado em foto.

Foto: Twitter Kwon Pyong / Reprodução

De acordo com o Front Line Defenders, um grupo de defesa que acompanhou o caso de Kwon, o tribunal chinês disse que o homem insultou a “autoridade do estado e o sistema socialista”.

 

Mesmo após deixar a prisão, Kwon não pode deixar o país legalmente, uma vez que está sujeito a uma proibição de saída. Ele chegou a apresentar um pedido de asilo político em 2019, que foi cancelado por conta da proibição.

 

A China, aliás, utiliza cada vez mais das proibições de saída para manter os críticos do regime no país, local onde podem ser mais facilmente vigiados e silenciados.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fóssil de “monstro marinho” encontrado em 1988 no Canadá é identificado

    Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus

    Tubarões no Rio de Janeiro: diferentes espécies do animal foram vistas neste mês

    Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas