window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

21/03/2025
Salvador Boat Show 2024. Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

Os eventos do setor náutico, como exposições, feiras, simpósios, fóruns e encontros, são grandes oportunidades para destinos turísticos. Participar ativamente dessas iniciativas não apenas fortalece a imagem da cidade como um destino preparado para receber embarcações e turistas, como também abre portas para novos negócios, investimentos e parcerias.

Eventos náuticos reúnem um público qualificado, composto por fabricantes de embarcações, operadores de turismo, investidores, prestadores de serviços e navegadores de diferentes perfis.

Marina Itajaí Boat Show 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Logo, para um destino turístico que deseja se posicionar no setor náutico, estar presente nesses encontros significa ter a chance de apresentar seus atrativos e sua infraestrutura para um público diretamente interessado.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Os municípios que desejam fortalecer o turismo náutico precisam mostrar nos eventos o que têm a oferecer, incluindo:

  • Corpos d’água navegáveis: Apresentar as belezas naturais da região, como rios, lagos, baías e trechos de mar ideais para navegação recreativa, esportiva e de expedição;
  • Infraestrutura pública e privada: Destacar marinas, garagens náuticas, píeres, rampas de o, sinalização aquática e demais estruturas que facilitam a navegação e a permanência de embarcações;
  • Serviços para embarcações: Mostrar a disponibilidade de assistência técnica, abastecimento, segurança, alimentação e hospitalidade para quem chega de barco;
  • eios turísticos e experiências: Evidenciar os roteiros regulares disponíveis, como eios de barco, pesca esportiva, mergulho e esportes aquáticos, que valorizam o destino e atraem turistas;
  • Oportunidades de investimento: Apresentar áreas propícias para novos empreendimentos, seja na construção de marinas, resorts náuticos ou na ampliação da oferta de serviços.

Estratégias para ampliar horizontes e gerar negócios

Além da participação institucional do município, é essencial que operadores locais do turismo náutico, donos de marinas, garagens náuticas e prestadores de serviço também compareçam a esses eventos. A interação direta com expositores, fornecedores e investidores amplia a visão sobre o setor e facilita a criação de parcerias estratégicas.

1ª edição do Fórum de Segurança do Navegador Amador. Foto: Instagram @forumdonavegadoramador / Reprodução

Muitas vezes, oportunidades de negócios surgem exatamente nesses encontros, quando profissionais trocam experiências e conhecem novas soluções para melhorar seus serviços.

Para o município, incentivar essa participação significa promover o crescimento do setor, aumentar a oferta de empregos e fortalecer a economia local. Quanto mais integrada for a atuação entre o poder público e a iniciativa privada, maiores serão os benefícios para a comunidade.

Eventos náuticos como ferramenta de desenvolvimento econômico

A presença ativa em eventos náuticos permite que os destinos turísticos construam uma identidade forte no setor, atraindo mais visitantes e fomentando o crescimento sustentável da região. Além disso, participar de simpósios e fóruns voltados ao tema ajuda os gestores públicos a entenderem melhor as necessidades do mercado, as tendências do setor e as políticas mais eficazes para incentivar o turismo náutico.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Se um destino deseja se destacar na náutica, estar presente nesses eventos é um o fundamental. Mais do que divulgar a região, trata-se de uma estratégia inteligente para atrair investimentos, ampliar a rede de contatos e fortalecer o turismo náutico como um motor de desenvolvimento econômico e social.

 

Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!