Governo de São Paulo anuncia redução de mais de 60% no ICMS do setor náutico no estado
Com apoio da Secretaria do Turismo, decretos aliviam carga tributária de setores produtivos até o fim de 2024


Uma boa notícia animou a cadeia de turismo paulista, na última semana. O motivo foi o anúncio de redução da carga tributária dos setores produtivos, inclusive da indústria náutica do estado, por dois anos.
Rio Boat Show 2023 é lançado, com grande sucesso, em evento na cidade maravilhosa
“Melhor do ano”: estreia de série sobre travessia do Atlântico recebe elogios
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com a apoio da Secretaria de Turismo e Viagens, o governo de São Paulo assinou onze decretos que revertem os efeitos do ajuste fiscal de 2020, reduzindo a carga tributária de diversos setores da economia. A medida vale até o final de 2024.


Para o turismo náutico, um dos impactos é a redução do ICMS de 18% para 7% para empresas fabricantes e fornecedoras de serviços para embarcações. Isso inclui indústria, comércio e revenda náutica, além de órios de esporte e recreio. O percentual representa uma queda de 61% nos gastos do setor com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Em prol da indústria de São Paulo, a decisão que reduz a alíquota foi firmada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas, secretários de Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari, deputados federais e representantes da indústria.
A redução da carga tributária é uma alavanca de desenvolvimento e deve gerar mais empregos e distribuir renda. Para Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, 2023 será um grande ano para o turismo.
“Nosso desafio é grande, mas temos a tranquilidade de não precisarmos convencer nosso governador Tarcísio a respeito do turismo na perspectiva da pauta econômica, porque ele já tem o seu convencimento. O turismo foi amplamente defendido por ele ao longo da campanha, que vê no setor uma poderosa alavanca econômica e social. Ele assumiu compromissos com o setor e, com tudo isso, nós estamos bastante motivados. Será um grande ano para São Paulo”, declarou Lucena.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis