window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

GP Brasil: conheça os barcos dos pilotos de Fórmula 1

Além de comandar carros superpotentes, grandes nomes do automobilismo também gostam de navegar ao redor do mundo

Por: Redação -
31/10/2024
Lewis Hamilton aproveita eio de barco em Miami. Foto: Instagram @lewishamilton / Reprodução

O GP Brasil de Fórmula 1, que acontece de 1º a 3 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, é o assunto do momento no país. Mas o que muitos não sabem é que vários pilotos da modalidade, que envolve muita adrenalina, também são fãs do universo náutico.

De Lewis Hamilton a Ayrton Senna, NÁUTICA mostra como os ídolos da Fórmula 1 aproveitaram seu tempo de lazer sobre as águas — alguns, inclusive, em luxuosas embarcações.

Lewis Hamilton

Heptacampeão da Fórmula 1, cidadão honorário brasileiro e futuro piloto da Ferrari, Lewis Hamilton possui, entre seus bens, um luxuoso iate. O modelo escolhido pela lenda do automobilismo é um Sunseeker 90.

A embarcação abriga quartos com acabamento refinado, piscina, móveis de alto padrão, cozinha completa, bares interno e no flybridge, beach club com churrasqueira e espreguiçadeiras elétricas.

E a estrela da Fórmula 1 não se resume “apenas” a um iate de luxo. Como todo bom fã de velocidade e adrenalina, Lewis Hamilton também curte acelerar motos aquáticas. Inclusive, ele já foi flagrado com mais de um modelo de jet da Sea-Doo.

Foto: @lewishamilton/ Instagram/ Reprodução

No GP Brasil, Hamilton vai participar da homenagem “Senna Sempre”, que acontece no sábado (2), pilotando a McLaren com a qual o brasileiro conquistou o seu segundo título mundial, em 1990. De acordo com a organização do evento, o piloto vai dar uma volta na pista de Interlagos ao som do famoso tema da vitória.

Foto: GP Brasil / F1 / Reprodução

As homenagens do britânico a Senna, contudo, já começaram. Nesta quinta-feira (31), o piloto da Mercedes chegou ao autódromo trajado com uma camisa estampada com o piloto brasileiro, com os dizeres “descanse em paz”, na frente, e “Ayrton Senna”, atrás — além de uma calça com as cores do Brasil.

Foto: GP Brasil / F1 / Reprodução

Carlos Sainz

Piloto da Scuderia Ferrari, Carlos Sainz — que será substituído por Hamilton — já foi fotografado aproveitando momentos de lazer em cima de uma prancha elétrica da Awakeboards. Em uma das suas publicações no Instagram, Sainz aparece pilotando um e-Foil da linha Vinga.

Foto: Instagram @carlossainz55 / Reprodução

Como diferencial, o modelo tem até três modos de condução, pode ser utilizado tanto por iniciantes quanto por profissionais habilitados. Segundo a marca, a bateria tem autonomia de duas horas — mesmo tempo que levam para serem recarregadas.

Foto: Instagram @carlossainz55 / Reprodução

O piloto também não dispensa a oportunidade de aproveitar as belezas do mar a bordo de embarcações, e já retratou mais de uma vez algumas de suas experiências, como mostram as fotos a seguir, em que Sainz aparece em uma lancha D50, da também espanhola De Antonio Yachts.

Foto: Instagram @carlossainz55 / Reprodução
Foto: Instagram @carlossainz55 / Reprodução

Charles Leclerc

O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, é dono de um iate Riva 66′ Ribelle. O modelo, batizado de “Sedici” (dezesseis, em italiano), possui 20 metros de comprimento e é dividido em três andares.

Foto: Instagram @charles_leclerc / Reprodução

Com todo conforto, 12 navegantes podem aproveitar suas três cabines. Leclerc curtiu alguns momentos de férias a bordo da embarcação.

Foto: Instagram @charles_leclerc / Reprodução

Para dar conta dos seu peso (mais de 40 toneladas), o barco é movido com dois motores MAN V12, que, em conjunto, entregam mais de 3 mil hp. No seu tanque de combustível há espaço para quase quatro mil litros. Com isso, sua autonomia é de 460 quilômetros.

Foto: Instagram @charles_leclerc / Reprodução

Fernando Alonso

O espanhol Fernando Alonso, hoje correndo pela Aston Martin, tem um catamarã movido a energia solar: o Sunreef Power 60 Eco. A sofisticada embarcação tem motores ecológicos, baterias mais leves e até painéis solares de 13kWp, instalados no casco e no convés. Com toda essa tecnologia, o barco possui autonomia declarada de seis horas de navegação.

Foto: X (antigo Twitter) @SunreefYachts / Divulgação

Espaçoso, o barco oferece conforto em quartos que recebem até 12 pessoas, além de quatro tripulantes. O acabamento é todo feito de material sustentável e, como diferencial, há um sistema de ar-condicionado pensado para economia de energia.

Divulgação

Grandes janelas panorâmicas espalhadas pela embarcação melhoram o aproveitamento de luz natural. Possui também uma plataforma de popa submergível, onde pode ser transportada até uma moto aquática.

Divulgação

Kevin Magnussen

Já na equipe da Haas, o dinamarquês Kevin Magnussen é adepto da prática da vela. Em agosto de 2022, inclusive, ele participou de uma etapa da SailGP — a Fórmula 1 dos barcos –, pela equipe da Dinamarca.

Reprodução: Sail GP

“Eu já naveguei muito, mas nunca dessa forma. Nossa equipe atingiu até 75 km/h. Foi louco sentir a rapidez com que o barco reage com essa velocidade”, disse Magnussen em entrevista logo após a disputa.

Reprodução: Sail GP

Mick Schumacher

Mick Schumacher, piloto reserva das equipes Mercedes e McLaren, é outro irador da vida sobre as águas. Porém, o iate é pertence à sua família. Durante suas férias, ele já foi fotografado em um eio com amigos e a namorada nos arredores de Port d’Andratx, na região de Mallorca, na Espanha.

Reprodução: Mallorca Zeitung
Foto: Mick Schumacher/ Reprodução: Mallorca Zeitung

Daniel Ricciardo

Daniel Ricciardo, ex-Visa Cash App RB, é apaixonado por velocidade. Por isso, o piloto foi escalado para testar uma novidade da Sea-Doo. O modelo guiado pelo competidor foi a RXP-X300 2023, versão top de linha da gama RXP.

Com foco em velocidade, o jet tem motor de 1.630 cilindradas, proporcionando mais de 300 hp de potência. No quesito segurança, ele usa um sistema chamado Ergolock-R, que serve de apoio para a lombar do piloto, sendo ajustável (tanto para frente quanto para trás).

Ayrton Senna

Um dos icônicos nomes desta modalidade esportiva, Ayrton Senna merece menção honrosa nessa lista. O maior piloto brasileiro de F1 ficou conhecido por três embarcações.

Uma delas é a a lancha Joanna II, produzida pela Intermarine, em 1986. Ela tem 10 metros de comprimento e é movida por dois motores a diesel da Volvo Penta AQAD-41. Cada motor gera 200 hp e, por ser acoplado nas rabetas Duoprop, tem propulsão dupla.


Já a Pole Position, recentemente apresentada no São Paulo Boat Show 2024, é um ‘canguru’ do estaleiro carioca Cobra — um dos mais ativos da década de 80. Adquirida por Senna em 1986, a lancha permaneceu com o piloto até o fim de sua vida, em 1994.

Foto: Revista Náutica

Com 19 pés, o barco carrega consigo um motor de 225 cavalos, cerca de “três vezes mais potente do que ela necessitaria”, como explica Danilo Iakimoff, “restaurador de histórias e barcos” e atual dono da embarcação.

 

A alteração na motorização foi um pedido do próprio Senna ao estaleiro, em conjunto com modificações também no casco, uma vez que o piloto desejava uma lancha mais forte para curtir as águas.

Foto: Revista Náutica

Na história de Senna com os mares entra ainda a A.S. Atalanta, uma lancha que ele ajudou a projetar, mas nunca navegou. Quando foi entregue, um dia antes da morte de Ayrton, ela tinha dois motores Caterpillar 3208, com 435hp cada. Anos depois, um dos donos os trocou por dois motores da Yanmar com mais potência, melhorando sua performance.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis