window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como ar

12/12/2024
Pato Bragado. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Um dos maiores lagos artificiais do Brasil, três vezes maior que a Baía de Guanabara (RJ) e com uma área de 1350 km². Esse é o Lago de Itaipu, o “mar de água doce” que banha 16 municípios do Paraná. Agora, 50 anos após sua criação, já lindo e cheio de vida, o lago começa a se consolidar como polo de turismo náutico. Para descortinar as belezas da região, NÁUTICA acaba de lançar o Guia Lago de Itaipu.

O material, gratuito, entrega as principais atrações turísticas e náuticas das 16 cidades ao redor do lago. A ideia é promover o turismo, a cultura local e atividades tradicionais da região, como a pesca e os eios de barco. Tudo isso ao mesmo tempo em que apresenta e valoriza as riquezas da região oeste paranaense.

Guaíra. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Para ar o Guia Lago de Itaipu, basta ar o aplicativo da Revista Náutica. Quem ainda não tem o app pode baixa-lo facilmente na Google Play Store (para celulares Android) ou na App Store (para dispositivos com iOS) e depois navegar pelo conteúdo até mesmo offline.

 

Se preferir, é possível ainda conferir o material online pelo site oficial do Guia Lago de Itaipu.

As 16 cidades lindeiras do Lago de Itaipu

O Lago de Itaipu é rodeado por 16 cidades lindeiras, cheias de atrações e experiências, distribuídas por dois estados brasileiros.

 

No Mato Grosso do Sul, o destino é Mundo Novo. Já o Paraná conta com 15 cidades às margens do lago: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Diamante do Oeste, Santa Helena, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa e Guaíra.

Santa Terezinha de Itaipu. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Para relatar com propriedade o que o turista encontra em cada destino, a equipe de NÁUTICA percorreu cada uma delas, conferindo de perto como a população aproveita os principais pontos turísticos e as atividades disponíveis ao redor do mar doce.

 

De parques e praias fluviais de águas limpíssimas até os tradicionais torneios de pesca esportiva e competições de canoagem, há motivos de sobra para visitar a região do Lago de Itaipu.

Itaipulândia. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Como o Lago de Itaipu foi criado

Com o objetivo de construir a maior hidrelétrica do mundo à época, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, os governos brasileiro e paraguaio represaram parte do Rio Paraná, formando assim o Lago de Itaipu, nos anos 1970. Desde então, o lago vem se consolidando como um importante polo de turismo náutico e preservação ambiental no oeste paranaense.

Mundo Novo. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Isso porque são 170 km de extensão, 1.350 km² de área e, como já mencionado, nada menos que 16 municípios lindeiros envolvidos. Três vezes maior que a Baía de Guanabara, o lago transformou a região, que antes vivia, principalmente, da agricultura e da criação de aves e porcos.


O impacto da criação da usina vai além da geração de energia — que abastece quase todo o Paraguai e 25% dos domicílios brasileiros. Em nome das águas que usa para gerar energia, a Itaipu Binacional investe há anos em programas que mudaram a paisagem de sua bacia e fortalecem as economias locais.

 

Agora, por meio do Parque Tecnológico de Itaipu (Parquetec) — que cada vez mais volta os olhos para o potencial turístico desse mar de água doce —, arquiteta planos para transformar o lago em um distrito náutico, com o qual pretende impulsionar o turismo, a pesca esportiva e as atividades náuticas de lazer na região, garantindo, ao mesmo tempo a preservação ambiental.

 

Todo esse potencial é detalhado no Guia Lago de Itaipu, para que cada vez mais brasileiros descubram e desfrutem dessas verdadeiras joias encravadas às margens do nosso mar doce.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis