window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Fabricante dos motores Renault anuncia motor híbrido-flex para barcos de lazer

Horse Powertrain estreia no setor de barcos de lazer com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)

19/03/2025
Fotos: Hybdor / Horse Powertrain / Divulgação

O melhor da potência de um motor a combustão com a autonomia da propulsão elétrica. É isso o que promete o novo Hybdor Duotech 200E, o primeiro motor híbrido para barcos do Brasil. A novidade é fruto de uma parceria entre a Horse Powertrain, fabricante dos motores Renault e Geely, e da Hybdor, parte do paranaense Grupo Espadarte.

Na prática, a Horse, fornecedora global de soluções inovadoras de propulsão, entra no projeto justamente como a fornecedora dos motores para o sistema de propulsão do Hybdor Duotech 200E. O equipamento escolhido para adaptação náutica foi o motor que equipa carros como Duster e Oroch, ambos Renaut. Trata-se do ‘HR13’, um Turbo Flex Fuel de 1.3 litro e 4 cilindros, já produzido em alta escala pela Horse.

HR13. Foto: Rodolfo Buhrer / Divulgação

Em entrevista à NÁUTICA, Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, explicou que a empresa “investe muito na parte de motores, de tecnologia, e foi aí que veio a conversa com a Hybdor: ‘será que a gente consegue pegar um dos motores supereficientes que temos e adaptar para ser colocado no barco?’”.

Matias Giannini, brasileiro CEO da Horse Powertrain. Foto: Divulgação

A resposta, claro, foi sim. Dessa forma, o Hybdor Duotech 200E chega utilizando um sistema de propulsão híbrido plug-in pioneiro, projetado para uso em embarcações de Classe 2 (de 25 a 40 pés de comprimento). A tecnologia promete melhorar o alcance dos barcos, ao o que deve reduzir o consumo de combustível e as emissões. Outros destaques incluem redução de vibração e ruído.

O desenvolvimento de motores no setor marítimo não está no nível em que estamos nos veículos a eio. A ideia foi: vamos pegar algo que é a última tecnologia, já com alto volume, e colocar no setor– destacou Giannini 

Os primeiros testes do equipamento foram realizados nem uma lancha do estaleiro paranaense Triton Yachts. Foto: Hybdor / Divulgação

Nasce um motor híbrido e a combustão flex

Produzido localmente na planta da Horse no Paraná, o HR13 pode entregar uma potência de pico de 163PS (120W) e um torque máximo de 250Nm a 1.600rpm. Os motores elétricos do Hybdor Duotech 200E complementarão essa força com 25PS (18kW) de potência de pico e 60Nm de torque máximo.

Foto: Hybdor / Divulgação

O sistema completo de propulsão, da motorização até o hélice, ando pela rabeta, é de fabricação nacional, com elevados critérios de engenharia garantidos pela Espadarte Group, para uma manutenção simples e rápida – Thiago Sielski Marquardt, CTO do Grupo Espadarte

A promessa é que o barco equipado com o novo motor seja capaz de operar tanto à combustão quanto 100% à eletricidade. Na combustão, o equipamento funciona com combustíveis flex (gasolina e etanol), o que o torna um dos primeiros sistemas de propulsão marítima comercial do mundo projetados para operar com combustíveis comercialmente vendidos — além de também ser compatível com etanol puro.


A bateria do sistema de propulsão, por sua vez, pode ser carregada enquanto a embarcação se move no modo a combustão. Outra opção de carregamento é via uma tomada elétrica — quando conectado, o motor pode ser completamente carregado em apenas 1 hora e 30 minutos.

 

Há ainda o modo “boost”, que combina as potências elétrica e a combustão para fornecer maior potência contínua. Segundo a Hybdor, esse sistema “aumenta consideravelmente a autonomia do barco, pois permite combinar a capacidade do tanque de combustível com a autonomia das exclusivas baterias a lítio WEG”.

É o único no mercado brasileiro que o seu motor a combustão é flex, o que permite estar melhor adaptado ao combustível vendido no Brasil, em que a gasolina possui até 35% de presença de etanol na composição– destaca a marca

Confira imagens do equipamento sendo testado na lancha da Triton Yachts:

 

Manutenção garantida

No mercado náutico, uma das maiores preocupações dos consumidores é a manutenção. Nesse sentido, Giannini garante que “o HR13 é de alta qualidade, tem baixa manutenção e, quando tem, é normal, super fácil, com componentes de baixo custo”.

São componentes que se encontram em qualquer oficina do mercado automotivo. A rede de distribuição já é estabelecida. É muito simples estendê-la ao mercado náutico também– afirma Matias 

Um dos motivos para essa facilidade é que a base para o Hybdor Duotech 200E , o HR13 da Horse, “é produzido em altas quantidades”, segundo Giannini. Além de facilitar a manutenção, a alta escala de produção promete também apresentar um valor final atraente aos consumidores.

Uma transição sustentável

Estimativas endossadas por Giannini apontam que, em 2040, metade da indústria [automotiva] vai ser convertida para veículos 100% elétricos. Assim, a junção do uso do etanol, que é um combustível limpo, com a eletrificação, torna o Hybdor Duotech 200E uma alternativa muito atrativa.

Do ponto de vista econômico, de performance, de benefício pro ambiente, é só ‘plus’. Não vejo por que essa ideia não ser abraçada em alto no setor– opina Giannini

O CEO ainda revelou que mais modelos podem surgir em breve. “Se você olhar o portfólio de produtos da Horse hoje, temos desde 1.0 de 3 cilindros até motores de altíssima performance, 2.0 de 4 cilindros, utilizados até no mercado de corridas.”

Acreditamos muito nessa transição para uma mobilidade sustentável– destaca

Quanto a garantias, Giannini aponta que o recurso é dado pela Horse à Hybdor, que estende isso ao consumidor, como parte da garantia do barco como um todo.

 

De acordo com Jeanne Botelho, diretora de marketing do Grupo Espadarte, o novo motor estará disponível ainda este semestre. “Já estamos com uma lista de espera para as primeiras unidades”, conta.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!