window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Iate transoceânico de apenas 87 pés tem comodidades de “gente grande”

Mako Shark foi inspirado nos tubarões-mako e entrega conforto e lazer sem deixar de lado as características exploradoras

14/03/2025
Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

O conceito de “barco transoceânico” costuma remeter a embarcações enormes, brutas e desbravadoras. Todos esses padrões são quebrados pelo Mako Shark, um iate explorador de apenas 87 pés (26,5 metros de comprimento) com funções de gente grande.

Quem olha a embarcação de longe nem suspeita que esse barco compacto é capaz de realizar viagens transoceânicas. Entretanto, a criatividade de Riza Tansu — um renomado designer náutico — provou não ter limites. Junto ao estaleiro Tufan and Brother, ele criou um iate com pedigree de super.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

De “caráter feroz, mas refinado”, como descreve a marca, o novo brinquedo pertence à classe Tiger Shark entre as criações de Riza Tansu. Inclusive, o designer é o mesmo responsável pelo Projeto Obsidian Blade, que será construído pela Aegan Yachts e já foi comprado através de criptomoedas.

 

O Mako Shark segue a tendência de iates exploradores “de bolso” que, através de projetos bem-pensados, são capazes de realizar trajetos transoceânicos. Não à toa barco atende muito bem o que se propõe a fazer: navegar longas distâncias sem abrir mão do conforto. Inclusive, a Tufan and Brothers garante que a força do iate foi inspirada nas “jornadas poderosas e agilidades dos tubarões-mako”.

Assim como o Obsidian Blade, o Mako também tem inspiração em navios militares. Além disso, o novo projeto segue a filosofia Tansu de criar modelos funcionais e focados em utilidades — na contramão do “quanto maior, melhor”.

 

Totalmente equipado, o barco entrega a união perfeita entre arte e engenharia: uma proa alta, linhas afiadas, convés de proa protegido e tons de cinza marinho. No casco, destaque para as vigias circulares, figurinha carimbada nos designs de Riza Tansu.

O resultado é um iate explorador que não é muito grande, mas totalmente equipado e capaz de navegar em todas as condições de mar– Tufan Avsar, fundador da Tufan and Brothers.

Um pequeno gigante

Construído com um casco de aço e superestrutura de alumínio, o Mako Shark permite que todos a bordo aproveitem uma viagem tranquila, que resistirá até mesmo às condições mais exigentes. De acordo com o estaleiro, o iate é feito para o mar aberto e capacitado para “ar as condições mais difíceis, mantendo sua presença graciosa”.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

No entanto, construir um barco transoceânico de médio porte com comodidades para 10 hóspedes e cinco camarotes com tanto conforto carrega um desafio. Para o designer Tansu, a maior dificuldade foi “alcançar as proporções ideais e criar espaços de convivência confortáveis”.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

A solução, então, foi criar dois layouts: um para operação da tripulação e outro para o proprietário. A parte do dono prioriza o espaço de lazer, com a cabine do capitão no convés superior sendo trocada por uma área de estar.

 

Por sua vez, a suíte máster está no convés principal e contará com um espaço de escritório separado, um sofá, banheiro privativo e as clássicas janelas de vigia para maximizar a luz natural. Os hóspedes, por sua vez, têm cabines no “andar” inferior, com três camas de casal e uma de solteiro.

Foto: Instagram @tufanandbrothers/ Reprodução

Para todos se sentirem bem-vindos, o salão principal oferece uma elegante área de estar, com sofás em tom de cinza suave, pisos de madeira escura e janelas do chão ao teto que prometem fazer a alegria dos que não dispensam banhos de sol. Além disso, o ambiente conta com uma mesa de jantar ao ar livre e um lounge de proa.

 

Por falar em sol, o convés superior é uma ótima pedida! A área tem várias espreguiçadeiras e um solário que abriga uma estação de leme secundária. O ambiente ainda conta com um espaço de descanso na popa, com direito a vistas deslumbrantes do oceano.

 

Alimentado por dois motores Cummins, o iate transoceânico atinge uma velocidade máxima de cruzeiro de 11 nós (cerca de 20km/h), que chega no máximo a 13,5 nós (25km/h). O alcance é estimado de 3.500 milhas náuticas a nove nós.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis