window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos em parceria com o Salvador Boat Show

Instituto de Cegos da Bahia levou três corajosos para viver a experiência nas águas durante o salão náutico

08/11/2024
Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Provando que a náutica e a inclusão andam de mão dadas, o Instituto de Cegos da Bahia, em parceria com o Salvador Boat Show, levou três alunos com baixa visão para velejar nas belíssimas águas da Baía de Todos-os-Santos — com direito a experiências imersivas a bordo do veleiro.

A ação aconteceu na tarde de quinta-feira (7) no veleiro Marujo’s Stanley, modelo Farr, de 42 pés. Já em atuação há mais de 91 anos, o Instituto tem como objetivo principal inserir pessoas com deficiência visual na sociedade atuando em frentes como saúde, educação, música, tecnologia, assistência social e, claro, o esporte.

 

 

Foi maravilhoso, essa é a verdade. Nunca tinha tido essa oportunidade. É uma coisa totalmente diferente, estamos próximos da água e sentindo o balanço. Só faltou o cochilo– brincou Adailton, um dos três alunos participantes

Veleiro Marujo’s Stanley, utilizado na atividade. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica
Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

À NÁUTICA, a assessora de captação de recursos e marketing da fundação, Consuelo Alban, falou sobre a experiência imersiva realizada no Boat Show. Para ela, a ação “mostrou que tudo é possível”. “Trouxemos três pessoas do instituto com baixa visão, aptas a terem essa experiência”, ressaltou.

Alunos e instrutores do Instituto dos Cegos da Bahia. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Mesmo sem nunca ter navegado em um veleiro antes, Antuérpio Júnior, que há dois anos participa da iniciativa, brincou, assim como Adailton, que poderia “dormir sentido a brisa do mar” — aliás, essa foi uma sensação compartilhada pelos participantes.

A sensação que dava, com o ventinho no rosto, é que eu ia dormir– disse Antuérpio, que incentivou os próximos a não terem medo da experiência

Agatha Wincks, distribuindo brindes aos participantes. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Já para Caio Graco, aluno do Instituto que já havia vivenciado experiências parecidas — com direito a mergulho na Baía de Todos-os-Santos –, desta vez, a atividade foi ainda mais “espetacular”. “Ambiente ótimo, um mar tranquilo”, ressaltou.

Sempre é agradável estar no mar– destacou Caio Graco

Adailton, Caio Graco e Antuérpio Júnior, alunos do Instituto dos Cegos da Bahia, que participaram da atividade. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Uma experiência além da náutica

Agatha Wicks, assessora de marketing do veleiro Marujo’s Stanley — e também responsável por trazer a atividade ao Salvador Boa Show — ressaltou à NÁUTICA a oportunidade “mágica” dos alunos sentirem a natureza.

Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

É você não ver, mas sentir. Foi muito gratificante ouvir esses depoimentos– disse Agatha

Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

Agatha destacou ainda que há até nove funções para se fazer em um veleiro, e que os alunos deste projeto podem assumir cada uma delas. “Dessa experiência pode sair alguém que goste de velejar e que queira voltar para o barco”, ressaltou.

Agatha Wicks distribuindo brindes aos participantes da atividade. Foto: Gabriel Alencar/ Revista Náutica

As ações sociais vão desmitificar a questão de que a náutica é só para quem tem dinheiro. Ela é para todos que queiram e que sejam apaixonados pela vela e pelo esporte– finalizou Agatha Wincks

1º Salvador Boat Show

O Salvador Boat Show chega em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, órios e serviços ligados ao setor estão na capital baiana.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Visitantes tem a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresenta experiências exclusivas e um mar de oportunidades.

 

Anote aí!

1º SALVADOR BOAT SHOW

Quando: De 6 a 10 de novembro de 2024
Horário: Das 14h às 21h
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, Salvador – BA)
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: 
site oficial do evento

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina