Quase 100 anos depois, leilão do túnel Santos-Guarujá ganha data
Ligação entre as cidades do litoral sul de São Paulo representa uma economia de tempo significativa para a população


Noticiado pela imprensa local em janeiro de 1927, o túnel subaquático Santos-Guarujá, inicialmente projeto do engenheiro Enéas Marini, nunca esteve tão perto de sair do papel. É que, na tarde desta terça-feira (18), Tarcísio de Freitas garantiu que o leilão das obras acontecerá em 1º de agosto.
“Maior túnel subaquático do mundo ligará países em apenas 7 minutos
Maior túnel rodoviário subaquático da China abre ao tráfego
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O anúncio veio após uma reunião fora de agenda entre o governador de São Paulo e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Uma concessão, prevista para o dia 27 deste mês, adiantou o edital, que poderia ser publicado em meados do segundo semestre deste ano.


Nesse encontro, que aconteceu na manhã da última quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, foi definido que o Governo de SP será o poder concedente da obra, estimada em R$ 6 bilhões. O aporte público, aliás, será igualmente dividido com o Governo Federal.
Por que a construção do túnel subaquático Santos-Guarujá é histórica
Para além da espera, já que o projeto ou por inúmeras reformulações até ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), essa ligação entre as duas cidades vai favorecer muito quem mora ou a frequentemente pela região.
Com uma extensão de 1,5 quilômetro e parte submersa (870 metros), o túnel terá ciclovia, agem para pedestres e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e promete reduzir o tempo de trajeto (quase 1 hora) para cerca de dois minutos para os que usam carro.
A expectativa também é desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do Porto de Santos para uso prioritário de navios de carga e de ageiros.


Atualmente, balsas que vão de Santos para o Guarujá e vice-versa custam R$ 13,80 (para veículos de eio em dias úteis) e não há cobrança para pedestres. Ao final da empreitada, um pedágio deve ser colocado, mas acredita-se pedestres e ciclistas serão isentos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis