window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Maior catamarã a vela do mundo está pronto para ser um “museu flutuante”

Após anos de expectativa, o superiate ArtExplorer foi entregue ao proprietário e deve receber visitantes de forma gratuita

27/03/2024
Foto: Perini Navi/ Reprodução

As marinas de diversos países estão prestes a receber em suas docas um “museu flutuante”. Isso porque o ArtExplorer, maior catamarã a vela do mundo, foi entregue recentemente a seu dono, o multimilionário Frédéric Jousset.

Com 47 metros (ou 154 pés) e a impressionante boca de 17,3 metros, a embarcação nasceu por meio do financiamento do empresário francês, cuja missão declarada é democratizar a arte e permitir que ela chegue às massas de forma gratuita.

Foto: Perini Navi/ Reprodução

Não é de se espantar, então, que, ao ganhar as águas dos oceanos, o catamarã a vela abra suas portas ao público sem necessidade de pagamento — embora os interessados devam agendar a visita previamente pela internet.

 

Segundo o The Italian Sea Group, responsável pela construção da embarcação, a área de flybridge será usada para exposições virtuais, workshops e conferências. Já o convés principal abrigará a exposição inaugural Icons (em português, “Ícones”), sobre a representação das mulheres no Mediterrâneo.

 

 

Além da exposição de obras de arte no convés principal, o ArtExplorer contará com laboratórios criativos. Graças ao amplo espaço da construção, há capacidade para receber até duas mil pessoas por dia ao atracar nas marinas.

 

A expectativa é de que o catamarã a vela e por pelo menos 15 países e navegue como um “museu flutuante” ao longo de dois anos. Após esse tempo, deve estar disponível para aluguel, como forma de compensar a ausência da venda de ingressos, e servir Jousset em outros momentos — que não recusa a ideia de voltar a usá-lo como galeria em situações esporádicas.

Catamarã a vela e sustentabilidade

Com a proposta de ser um “iate sustentável”, o ArtExplorer conta com cerca de 65 metros quadrados de painéis solares e um banco de baterias de lítio, capazes de gerar energia ao longo de mais de seis horas sem emissão de gases do efeito estufa.


Tanto as manobras de entrada e saída dos portos quanto de áreas protegidas são realizadas de forma totalmente elétrica. Por esses motivos, o catamarã a vela recebeu a classificação ‘verde’.

 

 

A embarcação foi apresentada no ano ado, durante o Monaco Yacht Show 2023. A construção ficou a cargo da Perini Navi — parte do The Italian Sea Group — e a arquitetura é de Guillaume Verdier Architecture e Nacira Design. Os interiores são assinados por Axel de Beaufort.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis