window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Marinha do Brasil realiza exposição no maior aquário de água doce do mundo

No Bioparque Pantanal, em Mato Grosso do Sul, apresentação conta com peças históricas e itens utilizados em missões

02/10/2024
Foto: Cabo TE Benites/ Divulgação

A Marinha do Brasil está em exposição no Bioparque Pantanal — o maior circuito de aquários de água doce do mundo — , na capital do Mato Grosso do Sul. Com peças históricas à mostra, a apresentação conta com itens utilizados nas atividades marinheiras e informações sobre como ingressar na Força.

Fruto de uma parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, o evento tem como objetivo realizar um intercâmbio técnico-científico, educacional e cultural, além de conscientizar sobre a importância das águas interiores e da Amazônia Azul para o Brasil.

Foto: Cabo TE Benites/ Divulgação

Com uma área de 21 mil metros quadrados, o Bioparque Pantanal recebe mais de 1.600 visitantes diariamente, promovendo a inclusão e ibilidade. Além disso, a exposição conta com interação do público, que pode tocar e tirar fotos com os itens históricos.

Nossos visitantes ficam felizes ao usar órios de marinheiros, pegar no timão, no telégrafo, e se sentirem como Comandantes de navios. Tudo isso contribui para o nosso trabalho de ibilidade– Beatriz Lunardi, Coordenadora de ibilidade do Bioparque

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Segundo o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, a apresentação visa sensibilizar os visitantes sobre as “riquezas ligadas à ciência, economia e meio ambiente, além de reforçar a importância da preservação dos patrimônios do Brasil”.

Foto: Cabo TE Benites/ Divulgação

Além de destacar as águas interiores e da Amazônia Azul, a exposição, que estreou em julho de 2023, é coordenada pelo 6º Distrito Naval e pretende destacar a atuação da Marinha do Brasil para o progresso do país.

Maria Fernanda Balestieri apresenta o Bioparque ao Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes. Foto: Ascom/ Bioparque Nacional/ Divulgação

O complexo de aquários do Bioparque Pantanal, inaugurado em março de 2022, já teve visitas de todos os estados brasileiros, além de receber turistas de 129 países. No total, o local já recebeu cerca de 920 mil visitantes — considerando os dados até a primeira quinzena de setembro.

 

O espaço é dedicado à promoção da educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura. Segundo o Bioparque, o local abriga 5 milhões de litros de água e 407 espécies de animais, além de 239 tanques.

Parceria em duas frentes

Além da exposição, o Bioparque Pantanal e a Marinha do Brasil firmaram uma parceria que facilita expedições de pesquisa científica no Pantanal, com apoio logístico da MB para a coleta de dados e conservação da biodiversidade local. A colaboração tem como objetivo viabilizar ações e projetos técnicos, científicos, tecnológicos, educacionais e sociais na região.

Foto: Ascom/ Bioparque Nacional/ Divulgação

“Partilhamos do lema ‘Conhecer para conservar’, onde buscamos, por meio de trabalho em campo, coletar o maior número de informações para subsidiar os trabalhos de pesquisa, conservação e bem-estar animal realizados no Bioparque”, explicou Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina