window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Marinha lança primeiro navio de guerra do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí

Fragata de 107 metros foi batizada hoje em cerimônia que contou com a presença de autoridades

09/08/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

A Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira (9), a cerimônia de lançamento da primeira das quatro fragatas — um tipo de navio de guerra — previstas no Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí, Santa Catarina.

O evento, feito em parceria com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, aconteceu na Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, e de outros convidados especiais.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Inteiramente fabricada no Brasil, a fragata Tamandaré F200 tem 107 metros de comprimento e autonomia de 5,5 mil milhas náuticas. De acordo com a Marinha, possui alto poder combatente e é capaz de proteger a extensa área marítima brasileira, além de realizar operações de salvamento, combater ações de pirataria e poluição ambiental, dentre outras ameaças.

 

A construção do navio de guerra começou em 2022, com transferência de tecnologia entre Brasil e Alemanha, e a expectativa é de que seja incorporado à Marinha em 2025.


“O lançamento da Tamandaré concorre para o processo de incremento da capacidade operacional da esquadra, dotada de avançado poder combatente e tecnologia embarcada atual”, afirmou o almirante Olsen, comandante da Marinha.

Investimento em defesa

Segundo o ministro da Defesa, a entrega das fragatas substituirá os navios com mais de 40 anos de operação, “materializando a inadiável renovação da nossa esquadra”. A F200, inclusive, foi batizada por sua esposa, Vera Brennand — tradição em que uma garrafa de champanhe é quebrada no casco, como um rito de proteção contra todos os perigos do mar.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Durante a cerimônia, o presidente Lula chamou a atenção para a “geração de empregos, aumento da arrecadação fiscal e fortalecimento do núcleo do poder naval” que o Programa de Fragatas da Classe Tamandaré gerou e destacou que este é um projeto que beneficia áreas como “defesa, economia, tecnologia e cooperação internacional”.

O lançamento dessa fragata é mais um o do nosso Brasil rumo à modernização tecnológica de nossas Forças Armadas e fortalecimento de sua base industrial de defesa– Luiz Inácio Lula da Silva

Até 2029, quatro fragatas serão entregues à Marinha. De acordo com a Força Armada, todas serão equipadas com o que há de mais moderno em radares, sensores e armamentos.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Em março, a Marinha também lançou o submarino Tonelero, a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42). A embarcação é fruto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso que nasceu de um acordo selado entre Brasil e França em 2008.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina