window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Vida nas marés: Mergulhador comemora marco de 3 mil dias no mar

Suboficial da Marinha compartilha detalhes de sua trajetória de 27 anos dedicados ao serviço militar

Por: Nicole Leslie -
10/04/2025
Suboficial da Marinha compartilha detalhes de sua trajetória que completou 3 mil dias no mar
Foto: Bruno Viana dos Santos / Arquivo pessoal / Via agência marinha

ar tanto tempo no mar não é para qualquer um. O mergulhador Bruno Viana dos Santos comemorou 3 mil dias no mar em Breves, no Pará (PA), e o marco foi celebrado pelo Suboficial da Marinha do Brasil a bordo, onde recebeu cumprimentos oficiais.

Segundo a Diretoria geral do pessoal da Marinha, é considerado “dia de mar” todos os períodos que durarem entre 12 e 24 horas a bordo de embarcações . O marco alcançado pelo mergulhador foi resultado de seus 27 anos de carreira.

Bruno afirma que seu sentimento com o marco é de missão cumprida
Foto: Bruno Viana dos Santos / Arquivo pessoal / Via agência marinha

Natural do Rio de Janeiro, o Suboficial ingressou na Força Naval em 1997, no Espírito Santo, e desde então sua rotina tem ado por diferentes marés.

 

Bruno revelou à Agência Marinha de Notícias que sua memória guarda em um lugar especial duas agens: as experiências nos Navios de Assistência Hospitalar da Marinha e as atividades no continente gelado, Antártica — que inclusive foi bastante desafiadora.

Conquista de Bruno foi comemorada a bordo, onde profissional recebeu cumprimentos oficiais
Foto: Bruno Viana dos Santos / Arquivo pessoal / Via agência marinha

Cercado por gelo e água gelada, os mergulhos antárticos foram mais complexos devido às baixíssimas temperaturas, conta o mergulhador. Na ocasião, ele coletou materiais para pesquisa e guardou embarcações, enquanto outros colegas mergulhavam.


Se fosse sem pausas, o tempo de mar de Bruno corresponderia a mais de 8 anos. Para ele, o sentimento é de missão cumprida, apesar de toda dificuldade. Além dos desafios a bordo, ele pontua que a família também precisa se adequar à rotina incerta e que a compreensão dos parentes é um pilar muito importante.

 

A marca de 3 mil dias no mar representa uma jornada repleta de aprendizados, obstáculos superados e laços de amizade construídos ao longo do caminho. Mesmo diante das adversidades da rotina a bordo, o mergulhador é categórico ao afirmar que viveria tudo novamente.

Suboficial ingressou na Força Naval em 1997, no Espírito Santo
Foto: Bruno Viana dos Santos / Arquivo pessoal / Via agência marinha

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!