Navio perde o controle e invade quintal de casa na Noruega; veja
Caso aconteceu na última quinta-feira (22) e é investigado pela polícia. Ninguém ficou ferido


Um navio de carga de 135 metros perdeu o controle e invadiu o quintal de uma casa em Trondheim, na Noruega, na madrugada da última quinta-feira (22). A embarcação parou a poucos metros da residência e ninguém ficou ferido. O caso é investigado pelas autoridades norueguesas.
Maior iceberg do mundo encalha e deixa de colidir com ilha
Evite acidentes: 6 riscos elétricos para ficar de olho no seu barco
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O morador Johan Helberg dormia a cerca de 7 metros do ponto onde a proa encalhou. Seu vizinho, Jostein Jørgensen, percebeu a aproximação do navio e tentou alertar a tripulação e Helberg, mas não teve sucesso.
Segundo o jornal norueguês VG, 16 tripulantes estavam a bordo, entre noruegueses, lituanos, ucranianos e russos. As autoridades informaram que não houve derramamento de óleo e nenhum sinal de embriaguez entre a tripulação. A polícia abriu investigação para apurar as causas do acidente.


Conforme publicado pela VG, a polícia informou que o vigia que estava de plantão no navio no momento do incidente pode ter adormecido no posto de comando. Ele ou a ser considerado suspeito do caso, que ainda é investigado.
Ver esta publicação no Instagram
Navio já havia encalhado antes
A embarcação envolvida é o NCL Salten, que opera sob bandeira do Chipre e pertence à empresa North Sea Container Line, que também apura o incidente.


De acordo com o VG, o mesmo navio já havia encalhado em outubro de 2023, na cidade de Hadsel, também na Noruega. Na ocasião, conseguiu seguir viagem sem necessidade de resgate.
Após o novo acidente, o protocolo das autoridades foi esvaziar o navio para facilitar o reboque. Nesta segunda-feira (26), a última atualização era que o navio pudesse ser finalmente rebocado até quarta-feira (28). O impacto provocou deslizamentos de terra que atingiram imóveis vizinhos, forçando a evacuação de moradores.
Técnicos também detectaram a presença de argila movediça a cerca de 7 a 8 metros de profundidade do solo, o que também é analisado na investigação.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Registro foi feito na área hidrotermal de Tica, a 2.500 m de profundidade, próximo da Costa Rica
Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes
Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho
Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"
Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus