window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Nova Sessa F60 volta olhares à mobilidade: “qualquer pessoa circula no barco todo”

Pela 1ª vez nas Américas no Rio Boat Show, lancha chega para atender a clientes que crescem junto com a marca; conheça

27/04/2025

“Construir um barco, desenhar um barco, sempre é um desafio, tanto de engenharia quanto de design”. É assim que José Galizio Neto, presidente da Sessa Marine, começa a contar os detalhes da nova Sessa F60, modelo que faz sua estreia nas Américas durante o Rio Boat Show 2025, na Marina da Glória.

A lancha de 60 pés (18,30 metros), tida como um dos modelos mais sofisticados já desenvolvidos pelo estaleiro italiano, volta olhares à mobilidade ao entregar banheiros grandes, cabines generosas e um o facilitado de popa à proa, conforme explica o presidente.

Estande da Sessa Marine no Rio Boat Show 2025. Foto: Victor Santos / Revista Náutica
Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Segundo ele, os clientes da Sessa tradicionalmente são fiéis à marca, e costumam crescer naturalmente no tamanho dos barcos. “São (pessoas com) 60 anos para cima ou, senão, estão chegando nisso. São pessoas já resolvidas”, explica. “O briefing inicial era atender a esse público”.

Acho que a gente foi bastante feliz. Qualquer pessoa, por mais dificuldade de mobilidade que tenha, circula no barco todo. Os ambientes estão pensados para isso– destaca o presidente da Sessa

 

 

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Conheça a nova Sessa F60

A nova Sessa F60 foi projetada por Davide Cipriani, do estúdio italiano Centrostiledesign. O design foi desenvolvido a partir de um briefing específico e ou por adaptações durante a execução. Todo o barco foi modelado em tamanho real, “quase como um mock-up“, como explica Galizio Neto, antes da produção final — processo que levou cerca de dois anos.

Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica
Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

O modelo apresentado no Rio pertence a um comprador brasileiro, que se emocionou ao ver o barco sobre as águas da Baía de Guanabara. A lancha escolhida, aliás, está equipada com tenda, embora existam opções com ou sem T-Top.

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica
Proprietários se reuniram entre amigos e familiares na popa do novo barco. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Entre os pontos fortes do barco, Neto destaca a agem de popa à proa, “muito generosa, espaçosa, confortável e segura”. Ele explica que, com isso, a superestrutura do fly e do salão conseguiu manter a circulação e a convivência no barco todo.

José Galizio Neto, presidente da Sessa Marine. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Essa, para mim, é a grande característica do barco– ressalta Galizio Neto

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Destaque ainda para os espaços dedicados a moto aquática e um bote. “Nossos clientes sempre precisam pelo tipo de infraestrutura náutica que temos no Brasil”, detalha Galizio Neto.

Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Assim, o estaleiro conseguiu, em 60 pés, atender as duas situações: um jet para brincar, que cabe na garagem e, na plataforma de popa, o espaço para levar um barco de apoio. “Eu acho que não tem outro 60 pés que ofereça essa qualidade”, apontou o presidente da Sessa.

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

A cabine do proprietário ocupa toda a boca do barco, de 4,98 metros, e dispõe de closet, sofá e banheiro completo. Ao todo, a lancha acomoda até 14 pessoas, sendo que seis podem pernoitar em três camarotes (além do dedicado ao marinheiro).

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Os espaços externos prometem ser convidativos, com plataforma equipada com móvel gourmet. Débora Felipe, diretora de marketing do estaleiro, ressalta que os materiais usados no barco são todos italianos, no padrão Sessa.

Há muito capricho, muito cuidado nas escolhas dos tecidos e materiais– destaca Débora

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica
Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

No convés principal, o design prioriza integração e bem-estar: o salão recebe luz natural por grandes janelas, enquanto a cozinha, completa, se conecta diretamente à área externa, promovendo uma convivência fluida. Segundo a marca, a lancha que navega com 2 Volvo Penta IPS 950 foi projetada para cruzeiros de médio e longo alcance.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O barco conta com um sistema de monitoramento completo e fácil de usar, que controla todas as funções da embarcação. O modelo ainda atende normas internacionais (europeias e americanas) e possui duas tomadas de cais, separando o serviço normal das comodidades como o ar-condicionado, para otimizar o uso de energia. O sistema de água é pressurizado, com tanque de 750 litros, e pode ser conectado à água da marina.

Sessa F60 no Rio Boat Show 2025. Foto: Erik Barros Pinto / Revista Náutica

O protótipo foi fabricado na Itália devido à infraestrutura de engenharia e design local e, após ser validado e testado — com apresentações em Cannes, Veneza e Gênova —, a fabricação agora está sendo transferida para o Brasil, em Santa Catarina.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

No Rio Boat Show 2025, além da F60, a Sessa apresenta os modelos Sessa KL40Sessa F48, Sessa F42 e Sessa C40, que chegam com novidades.


Rio Boat Show 2025

Já tradicional, o charmoso salão náutico carioca abre o calendário de Boat Shows no Brasil em 2025. A 26ª edição do Rio Boat Show atraca na Marina da Glória e movimenta as águas entre os dias 26 de abril e 4 de maio, em um belo cenário da Baía de Guanabara, sob os olhares do Cristo Redentor.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Com a chance de fazer test-drive de embarcações na água, o Rio Boat Show 2025 apresenta uma vasta gama de produtos exclusivos para quem vive o lifestyle náutico. O evento reúne mais de 100 embarcações expostas aos visitantes, incluindo fabricantes que estão entre os maiores do mundo, lançamentos em primeira mão e condições exclusivas de compra.

 

Para uma experiência ainda mais imersiva e completa, o evento conta com palestras exclusivas com especialistas do setor, no NÁUTICA Talks, bem como eios de barco a vela, desfile dos principais barcos e atrações interativas.

 

Em 2024, o Rio Boat Show registrou números expressivos, com a presença de 33 mil visitantes e mais de 90 barcos expostos. O evento gerou um forte impacto econômico no setor, consolidando sua posição como um dos principais impulsionadores de negócios náuticos no país.

 

Anote aí!
RIO BOAT SHOW 2025

Quando: De 26 de abril a 4 de maio
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)
Horário: Das 15h às 22h nos dias 26, 28, 29 e 30/04; e 02/05. Das 13h às 22h nos dias 27/04; e 01 e 03/05. Das 13h às 21h no dia 04/05.
Mais informações: site oficial do Rio Boat Show
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis