Feita por humanos? Pirâmide subaquática divide pesquisadores sobre sua origem
Debate sobre a estrutura de 27 m submersa no Japão traz teoria que pode mudar os livros de história como conhecemos


Um recente episódio do podcast Joe Rogan Experience, do comediante e apresentador americano Joe Rogan, trouxe à tona as teorias sobre uma misteriosa pirâmide subaquática do Japão, a Yonaguni. Isso porque existe um debate sobre a estrutura de 27 metros de altura ter sido construída há 12 mil anos — e por mãos humanas.
Capela do que já foi hospital psiquiátrico esconde piscina de 24 metros
Não era viking: pesquisa revela barco estilo “caravela” mais antigo da Escandinávia
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Essa teoria, se confirmada, colocaria em xeque o que a humanidade atualmente sabe sobre as sociedades antigas, uma vez que a Yonaguni seria milhares de anos mais velha do que a maioria das outras estruturas antigas conhecidas, como as pirâmides egípcias e o monumento britânico Stonehenge.


É o que defende Graham Hancock, um autor focado em civilizações perdidas que participou do podcast. Para ele, os arcos da pirâmide mostram claramente que ela foi esculpida por humanos. O arqueólogo Flint Dibble, por outro lado, também esteve no episódio e não ite que qualquer uma das estruturas poderia ter sido feita por pessoas.
A pirâmide subaquática Yonaguni
A 25 metros abaixo do nível do mar, perto das Ilhas Ryukyu, no Japão, a pirâmide Yonaguni foi descoberta por pesquisadores ainda em 1986. A estrutura gigante debaixo d’água parece ser formada inteiramente por pedras.


Inclusive, suas “escadas” em ângulos agudos formam alguns dos detalhes que levam parte da comunidade científica a crer que ela tenha sido construída por mãos humanas. O “ponto crítico” do caso é que testes feitos em sua estrutura mostraram que a pirâmide tem mais de 10 mil anos.
Ou seja, se de fato humanos a construíram, isso foi antes que a região, próxima a Taiwan, afundasse — o que ocorreu há mais de 12 mil anos. Para se ter uma ideia, estudiosos acreditam, atualmente, que a capacidade dos humanos antigos de construir grandes estruturas evoluiu junto ao desenvolvimento da agricultura, justamente há 12 mil anos.
Essa teoria mudaria os livros de história como conhecemos, assim como revelaria um novo agrupamento de humanos, capazes de construir monumentos muito antes da época estimada por pesquisadores.


Os cientistas mais céticos, contudo, defendem que a prirâmide Yonaguni compartilha características com outras formações geológicas próximas, além de ficar em uma região propensa a terremotos — o que poderia ter dado o formato do monumento ao o que as rochas de arenito se quebravam.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis