Conforme o mundo busca soluções sustentáveis para o crescimento populacional, a firma de design sa XTU Architecs revelou um projeto ousado: converter plataformas de extração de petróleo obsoletas em complexos habitacionais arborizados.
Batizada de X_Lands, a iniciativa também segue a tendência global de diminuição do consumo de combustíveis fósseis. Em um cenário otimista, as plataformas petrolíferas eventualmente se tornariam inúteis e deixariam para trás espaços com alto potencial para a habitação humana. Os arquitetos da XTU querem aproveitar as estruturas abandonadas para construir casas autossustentáveis.
As estruturas flutuantes poderiam ser facilmente adaptadas para suprir uma variedade de necessidades habitacionais. Em um dos conceitos, seus criadores vislumbraram casas envoltas por bolhas cujo interior seria repleto de vegetação, o que ofereceria um ambiente natural e saudável aos residentes.
As unidades habitacionais funcionariam à base de fontes renováveis de energia, como a solar e a eólica, assim criando comunidades autossuficientes em meio às águas. Por último, haveria um jardim em cada casa para que os residentes cultivassem seu próprio alimento.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
A NÁUTICA usa cookies para proporcionar a melhor experiência possível em nosso portal. Ao utilizar o nautica-br.noticiascatarinenses.com você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para mais informações sobre como isso funciona, clique em "Política de privacidade".OkPolítica de Privacidade