window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Príncipe Harry e Meghan Markle são criticados após filha aparecer em barco sem colete

Foto divulgada no Instagram levantou debate sobre a importância do equipamento; entenda as regras de cada país

12/03/2025
Foto: Instagram @meghan / Reprodução

Uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres no Instagram de Meghan Markle, esposa do príncipe Harry, acabou virando o epicentro de uma discussão sobre o uso do colete salva-vidas em crianças. Isso porque, em uma das fotos, a filha do casal, Lilibet Diana, aparece no colo do pai em um barco sem o equipamento de segurança.

Os comentários, agora desativados, enfatizavam a importância de medidas preventivas em ambientes aquáticos e, principalmente, o papel do casal como exemplo, já que são figuras influentes — mesmo após o afastamento da Corte, em 2020. Confira a publicação:

 

O que dizem as regras dos Estados Unidos?

O casal mora em Montecito, na Califórnia, EUA. Sendo assim, vale entender como funcionam as regras de segurança no mar para crianças no país. De acordo com a Guarda Costeira dos EUA (USCG), as indicações para o uso de coletes salva-vidas nos pequenos variam conforme a jurisdição estadual. Apesar disso, existem diretrizes gerais obrigatórias em nível federal.

Foto: Image-Source / Envato

As regras apontam que crianças menores de 13 anos devem usar um colete salva-vidas aprovado pela USCG enquanto estiverem a bordo de uma embarcação em movimento — exceto se dentro de uma cabine fechada ou em áreas específicas onde o estado permite isenções.


A instituição recomenda coletes do Tipo I, II ou III, devidamente ajustados aos pequenos e com a certificação adequada. Os equipamentos ainda devem oferecer e ideal à cabeça da criança, para evitar que o rosto venha a ficar submerso quando na água. Por fim, os coletes infantis devem ser armazenados separados dos de adultos e devidamente identificados, para evitar confusão no momento do uso​.

 

Na Califórnia, onde mora a família, a lei segue como no âmbito federal.

As regras brasileiras

As regras gerais da Marinha do Brasil apontam que o uso do colete salva-vidas é obrigatório para todos os ageiros durante a navegação. De acordo com a instituição, a dotação de coletes deve ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças.

Foto: Image-Source / Envato

Todos os coletes-salva vidas devem ser homologados pela Marinha do Brasil. Essa certificação garante que o equipamento em questão ou por testes rígidos de segurança, que envolvem não só a água, mas o fogo e a resistência, por exemplo.

 

A instituição ressalta que os coletes devem ser armazenados de modo a serem prontamente íveis, com localização clara. No Brasil, há ainda categorias de coletes definidas pelo tipo de navegação (interior, costeira ou oceânica). Confira:

  • Embarcações de Navegação Oceânica: coletes salva-vidas Classe I;
  • Embarcações de Navegação Costeira: coletes salva-vidas Classe II;
  • Embarcações de Navegação Interior: coletes salva-vidas classe V e as de grande porte ou iates, de equipamentos Classe III.
  • Embarcações Miúdas: coletes salva-vidas Classe V.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!