window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Conheça o SAC Náutico de Salvador, ponto-chave no desenvolvimento do setor na cidade

Na capital baiana, serviço centraliza processos burocráticos e faz a emissão de documentos de forma ágil e simplificada

28/10/2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Banhada pela majestosa Baía de Todos-os-Santos, Salvador tem motivos para ser referência náutica no país. No entanto, o setor representa menos de 5% do PIB do estado baiano. Um ponto-chave para mudar esse cenário foi dado com a criação do SAC Náutico, serviço pensado para centralizar e agilizar processos burocráticos que envolvem embarcações e atividades náuticas na região.

Inaugurado em outubro de 2023, o Serviço de Atendimento ao Capitão — ou apenas SAC Náutico — funciona no Doca 1, no bairro do Comércio.

 

A iniciativa é gerida pela prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, e em parceria com a Marinha do Brasil, a Polícia Federal e a Receita Federal.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

É através da junção desses órgãos que o SAC permite ao navegador realizar emissão de documentos, vistorias, renovação de habilitações de arrais e motonauta e outros serviços relacionados à Capitania dos Portos, de forma ágil e simplificada.

 

Dessa forma, o serviço facilita tanto a vida de quem navega, quanto torna Salvador mais atraente para o turismo e os negócios náuticos.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Para se ter uma ideia, em um ano de operação, o SAC Náutico já realizou mais de 750 atendimentos e prestou e a navegadores de 31 países, como Ucrânia, Dinamarca, França, Uruguai, Geórgia, Rússia, Nova Zelândia, Croácia, Malásia, Argentina e África do Sul.

 

A iniciativa é parte de uma estratégia maior, que visa, justamente, fomentar o turismo e a economia náutica da Bahia. O estado detém um litoral de mais de 1,1 mil quilômetros, além de uma forte tradição marítima, que soma 20 mil embarcações de lazer registradas, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).


Durante a inauguração do projeto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, enfatizou os investimentos em infraestrutura náutica, como píeres, rampas e sinalização. Segundo ele, o SAC é ainda “a melhor porta de entrada para embarcações no país”, já que, em outras cidades, o processo exige deslocamentos entre vários órgãos, enquanto em Salvador, tudo está concentrado em um único local.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Mila Paes, secretária de desenvolvimento econômico de Salvador, também reforçou objetivo de “fazer de Salvador a porta de entrada de embarcações estrangeiras no país” em sua palestra durante o 9º Congresso Internacional Náutica. Segundo ela, “em três ou quatro horas, tira-se toda a documentação de internalização”.

 

 

À Secretaria de Comunicação de Salvador, Mila ressaltou que, em novembro, a capital baiana receberá o Salvador Boat Show, maior evento náutico do Nordeste.

É mais um grande presente para a nossa cidade. Será a primeira vez que o Boat Show vai atracar aqui no Nordeste e será em Salvador, na Baía de Todos-os-Santos. Espero todos lá para comemorarmos juntos– Mila Paes, secretária de desenvolvimento econômico de Salvador

O primeiro Boat Show de Salvador, que acontece de 6 a 10 de novembro, reunirá embarcações dos principais estaleiros do Brasil, junto a equipamentos, órios e serviços do setor náutico, na Bahia Marina. Tudo isso apresentado de forma inédita, 100% sobre as águas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!