Festival leva barcos tradicionais da China para navegar na Raia da USP, em São Paulo
Embarcações com forma de dragão terão sobreviventes do câncer de mama como remadoras


Barcos em forma de dragão vão navegar na capital paulista no sábado, dia 12, quando a cidade de São Paulo receberá o Dragon Boat Festival. A iniciativa percorre o Brasil celebrando a cultura milenar dos barcos chineses e terá mulheres sobreviventes do câncer de mama remando pela Raia Olímpica da USP.
Estreante no Boat Show, Fluvimar lançará pontoons e lancha em São Paulo
Barco onde a princesa Diana ou últimas férias naufraga no Mediterrâneo
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Pela primeira vez em São Paulo, a competição será aberta ao público, com entrada gratuita. Além de assistir à disputa, alguns visitantes poderão ter uma experiência navegando com o barco-dragão, mediante inscrição em um workshop.


O festival acontece em homenagem ao Dia Internacional da Imigração Chinesa no Brasil, comemorado no dia 15 de agosto, e será realizado pelo Chinese Bridge Club de São Paulo.
Quatro equipes brasileiras de Dragon Boat vão participar da competição: Remama, de São Paulo; Associação Canomama, de Brasília; Nina Rosa, de Santos, e Umauma Dragon Boat Brasil, também de São Paulo.


No entanto, antes de entrarem na disputa, as competidoras já podem ser consideradas vencedoras. Os times são formados por mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama, encontrando no esporte um meio de superação e empoderamento.
O evento já ocorreu em Brasília, recebendo mulheres de todas as regiões do Brasil e de mais seis países: Panamá, Canadá, Argentina, Chile, Estados Unidos e Colômbia. Inclusive, a prática do esporte foi incentivada no combate ao câncer de mama.
Mais que competição: conheça o Dragon Boat
Tradicional da China, o Dragon Boat é uma modalidade em que até 22 mulheres remam, em sincronia, para conduzir o mesmo barco. Tais embarcações têm 12,4 metros de comprimento, 1,16 m de largura e podeo alcançar uma velocidade média de 22km/h.


No entanto, o propósito do evento vai muito além de um competição entre barcos. A ideia do Dragon Boat Festival, que estreia em São Paulo, é promover a atividade física para prevenir o aumento dos números de câncer e combater o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade — fatores de risco para a doença.


Acima de tudo, o evento busca conscientizar sempre o bem-estar físico e emocional das mulheres, possibilitando momentos de lazer e troca de experiências. No esporte, elas encontraram um meio de se manterem saudáveis, bem como incentivam outras mulheres — com câncer de mama ou não — a remar na mesma direção.
Para conferir a programação completa do Dragon Boat Festival, confira o site oficial.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis