window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Semana de Vela: Crioula 52, Caballo Loco e Lady Lou vencem primeiro dia de regatas em Ilhabela

Por: Redação -
25/07/2022

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela começou neste fim de semana no litoral norte de São Paulo.

O mais importante evento de vela oceânica da América do Sul é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com o patrocínio da Mitsubishi Motors.

O barco Crioula 52 foi o Fita Azul e vencedor no tempo corrigido da classe ORC na Regata de Alcatrazes por Boreste – Marinha do Brasil, que acabou sendo encurtada até a ilha de Toque Toque, em decorrência da previsão de pouco vento.

O Phoenix terminou em segundo lugar, seguido do Rudá Blue Seal, na terceira posição.

VEJA TAMBÉM:
>> Aproveite 15% de desconto nos ingressos do São Paulo Boat Show

Ao todo, 115 barcos e cerca de mil velejadores do Brasil e da Argentina disputam até o próximo sábado (30) a competição, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

A festa começou com o Desfile dos Barcos no Canal de São Sebastião, que foi assistido por cerca de mil pessoas.

No mar de Ilhabela, os barcos deram um colorido especial e travaram um verdadeiro duelo tático em busca da melhor colocação na regata de abertura.

Grandes nomes na Semana de Vela de Ilhabela

Samuel Albrecht, tático do Crioula, elogiou a performance da equipe e destacou a estratégia adotada para a vitória. “Foi uma regata melhor do que a esperada, o vento apareceu, tivemos boas condições. Foi uma largada espetacular para o público que acompanhou em frente à Vila. Tecnicamente foi uma regata muito difícil, muitas cambadas, tentando se esquivar um pouco da correnteza”, explicou o velejador olímpico.

“Importante que a cada dia a equipe está melhorando o entrosamento, apesar de não termos tido tempo para treinar juntos devido a uma agenda apertada da tripulação. Mas acredito que vamos crescer durante a competição e ajustando os detalhes que ainda faltam”, completou o medalhista pan-americano.

Primeiro colocado na C-30, o Caballo Loco, que tem como timoneiro o bicampeão olímpico Robert Scheidt, mostrou que é um dos candidatos ao título da Semana de Vela.

“A regata foi maravilhosa hoje. Tivemos uma boa condição de vento, que entrou bem no Canal, muito acima do que a gente esperava para o dia. Uma disputa bem acirrada desde a largada. A nossa equipe é muito forte e o barco velejou muito bem hoje, estou feliz por ter me juntado a eles e estar desfrutando dessa Semana de Vela”, disse o bicampeão olímpico e maior medalhista do país.

“Voltar a participar da Semana de Ilhabela é maravilhoso pra mim e não queria perder essa oportunidade que o Caballo Loco me deu de velejar com esse grupo”, continuou Scheidt.

Entre os barcos Clássicos, o Lady Lou, de Torben Grael e Marcelo Ferreira, foi o vencedor. A dupla foi bicampeã Olímpica em Atenas 2004 e Atlanta 1996.

Ferreira estava afastado das regatas há mais de uma década, vivendo no interior do Rio de Janeiro, e retomou as atividades com seu fiel escudeiro. Sua última aparição em Ilhabela foi em 2005, com o barco Brasil 1, que correu a The Ocean Race.

Na regata Renato Frankenthal, o barco Espetáculo, do Yacht Club de Santo Amaro, foi o vencedor na HPE-25. Espetáculo deixou o barco Cabron em segundo e o Mussulo 25 na terceira posição — os dois do Yacht Club de Ilhabela.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pesquisadores são surpreendidos por erupção vulcânica embaixo d'água; entenda o fenômeno

    Registro foi feito na área hidrotermal de Tica, a 2.500 m de profundidade, próximo da Costa Rica

    Fóssil de “monstro marinho” encontrado em 1988 no Canadá é identificado

    Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus