Sobre as águas da França: conheça o teatro flutuante que é um espetáculo
Ancorado às margens do Rio Rhône, o L’île Ô Théâtre é uma atração imperdível para quem visitar Lyon


Já imaginou assistir a uma peça teatral em cima de um barco? A ideia é tentadora. E se esse barco estiver atracado no Rhône, o rio que nasce na Suíça, serpenteia pela região que tem os melhores vinhos do sul da França e deságua no Mediterrâneo? Pois essa é a proposta do L’île Ô: um teatro flutuante.
Empresa chinesa desenvolve minicasa com quarto submerso
Barco de vidro e diamante é ícone na paisagem de Antuérpia, na Bélgica
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Com duas salas de espetáculos que fica ancorado às margens do Rhône, bem pertinho da ponte Gallieni, não pense que se trata de um barquinho qualquer. O L’île Ô tem como casco uma estrutura de concreto armado de 500 toneladas, que atua como uma plataforma flutuante em uma marina ou iate clube.


Sobre essa plataforma foi construída uma superestrutura de madeira e aço, que pode ser removida e reciclada. Além disso, tem ventilação natural e tanques de recuperação de águas residuais. Ou seja, é um barco ecológico e sustentável.
Estrutura ímpar
Obra que custou 2,6 milhões de euros, a estrutura se estende por cerca de cinquenta metros, com 11,50 metros de largura. São seis cubos em cascata interligados, uma façanha arquitetônica. E tudo foi pensado “para manter o contato com a água”, como grandes janelas e decorações marinhas.


Uma vez a bordo, o interior é feito com madeira laminada cruzada, que oferece a mesma resistência estrutural do concreto armado, só que pesa muito menos, garante os especialistas. Reservatórios cheios de água do Rhône permitem contrabalançar o peso das estacas que operam os conjuntos.
Usar a água como e foi uma forma muito forte de transmitir significado, simbolismo, originalidade– Jean-Philippe Amy, co-fundador do projeto
São três andares em formato de grandes cubos brancos. Os espaços reservados a workshops artísticos, formação profissional e eventos corporativos são modulares, e podem facilmente ser transformados em um restaurante ou até em um hotel. A expectativa é a de que o teatro flutuante receba 30 mil espectadores a cada ano.
Estamos convencidos de que este estabelecimento com formato de barco se tornará um meio de atração para que as pessoas descubram o teatro– Jean-Philippe
Teatro flutuante e elegante
Na sala principal de espetáculos, com capacidade para quase 250 espectadores (a segunda sala tem 78 lugares), as primeiras fileiras estão a quase dois metros abaixo do nível do Rhône.


Por sua vez, o revestimento das paredes é feito com o uso de materiais simples, como bambu, reproduzindo o movimento de uma onda. Assim, resulta em uma acústica simplesmente perfeita. Bem, pelo menos é o que dizem as pessoas que já tiveram a sorte de estar lá.


Com foco no público jovem, o teatro flutuante — inaugurado em janeiro de 2023 — encena peças divertidas e educativas. Mas não se preocupe, os adultos também podem se divertir. Afinal, quem não gosta de ver uma boa comédia ou um drama emocionante em um cenário diferente e original?


O que também torna este teatro especial é a sua capacidade de movimento! Sim, o L’île Ô foi pensado para flutuar, podendo até ar pelas eclusas, se necessário. Se a urbanização assim o exigir, o teatro pode ser deslocado!
Além de um teatro flutuante
Para quem não sabe, o Rhône é um rio navegável, graças à construção de barragens com eclusas e de usinas hidroelétricas. Algumas empresas oferecem cruzeiros por esse rio, ando por cidades históricas, vinícolas e paisagens naturais.
É uma ótima forma de conhecer a cultura e a gastronomia da região do Vale do Rhône. No trecho que corta Lyon, o vai-e-vem de pequenas embarcações, como caiaques, é constante. Por sua vez, o local — cortado por dois rios, o Rhône e o Saône — é a terceira maior cidade sa (atrás de Paris e Marselha).


Suas características urbanísticas e arquitetônicas (ruas estreitas, poucos lugares públicos, bairros homogêneos entre si, com pouca disponibilidade de terrenos para construir) é que levaram à construção de um teatro flutuante.


Além de oferecer espetáculos para o público jovem, o L’île Ô tem um grande terraço panorâmico, absolutamente convidativo para se aproveitar o sol nos meses de verão.
Para quem possa ter medo de sentir enjoo ou tontura a bordo, Jean-Philippe Amy explica que tudo foi feito para que o teatro flutuante permaneça estável o tempo todo e não se sinta em movimento — mesmo com muito vento ou ondas de um barco que a pelo rio. Pode aplaudir!
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis
Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!