Mergulhadores encontram submarino da Marinha Real Holandesa desaparecido há 80 anos
Embarcação foi descoberta a 40 metros de profundidade, na costa australiana, onde esteve desde 1946


Mais um naufrágio — quase — centenário foi encontrado, desta vez, na costa da Ilha Rottnest, na Austrália. Trata-se do Hr. Ms. K XI, um submarino da Marinha Real Holandesa que estava desaparecido desde 1946.
Naufrágio de 1941 é encontrado por mergulhadores em Salvador
Maior lago termal subterrâneo do mundo é encontrado em caverna da Albânia
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Mergulhadores encontraram o barco em 1º de janeiro, a cerca de 40 metros de profundidade, a alguns quilômetros de um cemitério de navios bem conhecido, o Rottnest Deepwater Graveyard.


Após a descoberta, o Western Australian Museum trabalhou na identificação da embarcação. Para isso, comparou dados de arquivo com um modelo 3D, desenvolvido pelos próprios mergulhadores com o apoio de uma organização que trabalha para a proteção e conservação de patrimônios nacionais, a Dutch Cultural Heritage Agency (RCE), que financiou a documentação e a fotogrametria do naufrágio.
Com 66,7 metros de comprimento e 3,78 metros de largura, o Hr. Ms. K XI foi o primeiro de três submarinos da classe K XI, da Marinha Real Holandesa, construído para patrulhar as colônias locais.
O barco chegou a patrulhar as águas da Indonésia e das Índias Orientais Holandesas. Em 1942, resgatou 13 sobreviventes de um navio australiano que havia sido afundado por navios de guerra japoneses. Em 1946, foi afundado no Rottnest Deepwater Graveyard — e não se sabe como de lá saiu.


“Este é o melhor resultado que poderíamos ter sonhado. Ele não só nos mostra os laços entre a Holanda e a Austrália na Segunda Guerra Mundial, mas também o quão próximos eles ainda são quando se trata da proteção e gestão de nossa herança cultural subaquática”, disse Martijn Manders, do RCE, em uma declaração.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus
Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas
Maior regata da América Latina parte de Recife e vai até Fernando de Noronha
Com cinco voltas ao mundo no currículo, navegador de 82 anos revela próximos destinos da expedição
Embarcação transmitirá dados em tempo real via satélite na área da Usina Belo Monte, considerada de difícil o