window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Superiate de estúdio polonês aposta em “popa rotativa” para conquistar o mercado

Estrutura patenteada pela Opalinski Design House promete atender a desejo de proprietários e elevar a diversão no mar a outro patamar

11/01/2025
Foto: Opalinski Design House / Divulgação

A busca dos proprietários de grandes embarcações por mais conexão com a natureza fez o estúdio polonês Opalinski Design House desenvolver uma das mais inovadoras soluções de design dos últimos tempos. Trata-se de uma “popa rotativa” que, ao abrir, revela um mundo de possibilidades para curtir o mar.

O superiate de 50 metros (164 pés) OPX 024 é resultado da criatividade — ou ousadia — de Lukasz Opalinski. O polonês lançou um olhar atento às demandas do mercado e desenvolveu o conceito de uma estrutura que, quando aberta, promete elevar a diversão a bordo para outro patamar.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

O sistema retrátil que viabiliza a extensão da popa do barco, patenteada pelo estúdio de design, funciona graças a anteparas laterais fixadas em es de dobradiça, dois deques de extensão horizontais e alguns pequenos motores elétricos.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

O resultado é um espaço de infinitas possibilidades, que vão desde os banhos de sol aos esportes aquáticos, pesca, jantares e festas. Além do espaço generoso, a área dispõe de espreguiçadeiras, piscina com área coberta, beach club e, claro, a possibilidade de estar pertinho do mar.


A ideia, a princípio, deveria ser aplicada ao megaiate Indah, de 120 metros (394), revelado em 2020. Ao conversar com corretores, porém, Opalinski mudou de ideia. “Me disseram que há uma grande demanda no mercado por um 50 metros personalizado que fique abaixo de 500GT”, conta.

O megaiate Indah. Foto: Opalinski Design House / Divulgação

Assim nasceu o conceito do superiate OPX 024, tido por ele como “um cruzador rápido e de baixo perfil” com um “ de popa rotativo original” e ” vários outros recursos inovadores”.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

Entre os recursos estão uma piscina na proa, cercada por espreguiçadeiras. O espaço promete ser mais um ponto forte do barco no quesito socialização, já que dispõe ainda de um amplo sofá, com uma mesa de apoio.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

Nesse sentido, há ainda um deque, logo acima da popa, que garante uma vista privilegiada tanto do beach club, quanto para o mar. Um detalhe importante é que, para permitir que o convés inferior da popa seja usado exclusivamente para relaxar ao sol, a garagem do tender foi realocada para a proa.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

Com uma boca de 9 metros (29,4 pés), a ideia é que o superiate possua seis cabines, incluindo a suíte máster do proprietário na popa, onde há um deque privativo. Além da velocidade de cruzeiro, de 16 nós, nenhum outro detalhe sobre a embarcação foi revelado.

Foto: Opalinski Design House / Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus

    Tubarões no Rio de Janeiro: diferentes espécies do animal foram vistas neste mês

    Litoral fluminense teve três aparições de tubarão no mês de maio e governo faz recomendações a banhistas

    Navio-veleiro Cisne Branco confirma presença na Refeno 2025; faça sua inscrição

    Maior regata da América Latina parte de Recife e vai até Fernando de Noronha

    Aleixo Belov atraca nos Açores 45 dias após partir do Brasil rumo à Rússia

    Com cinco voltas ao mundo no currículo, navegador de 82 anos revela próximos destinos da expedição

    Barco autônomo com IA vai monitorar qualidade da água no Xingu

    Embarcação transmitirá dados em tempo real via satélite na área da Usina Belo Monte, considerada de difícil o