window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Titanic: com detalhes inéditos do naufrágio, documentário estreia neste fim de semana

Produção chegará ao Disney+ neste domingo (13) no Brasil. Assista ao trailer

11/04/2025
Foto: Atlantic Productions / Magellan / Reprodução

Desde sua viagem inaugural, há 113 anos, o Titanic é um assunto que parece não ter fim. Já virou filme, alvo de expedições submarinas e causa fascínio em muita gente. E esses fãs já têm programa para este final de semana, quando acontece a estreia de um documentário cheio de detalhes inéditos do naufrágio mais famoso do mundo.

Produzido pela National Geographic, “Titanic: A Ressurreição Digital” estreia neste sábado (12), nos Estados Unidos, e chegará ao Brasil no domingo (13), na plataforma de streaming Disney+.

 

Com a estreia, o documentário do Titanic promete novas evidências para os entusiastas de barcos mergulharem como nunca no tema. A produção vai apresentar um modelo 3D em escala real do navio, revelando detalhes inéditos da tragédia que marcou gerações.

Foto: Atlantic Productions / Magellan / Reprodução

O documentário de 90 minutos é fruto da parceria entre a National Geographic e a empresa Magellan, especializada em mapeamento em águas profundas. O navio, que se encontra a 3,8 mil metros de profundidade no oceano Atlântico, foi mapeado com o uso de robôs subaquáticos.

 

Ao todo, mais de 700 mil imagens de diversos ângulos do Titanic foram capturadas através do equipamento.

É o modelo mais preciso do Titanic já feito: um gêmeo digital em escala 1:1, preciso até o último rebite– informou a National Geographic, sobre o resultado da iniciativa

Confira o trailer do novo documentário sobre o Titanic:

 

 

Documentário do Titanic: o que de novo os fãs podem esperar da estreia?

O documentário do Titanic chega para contrariar quem pensava que a história do naufrágio não tinha mais para onde se desenvolver. Algumas das novas evidências descobertas a partir da produção, inclusive, já foram reveladas — então, cuidado com os spoilers que vem a seguir.

Foto: Atlantic Productions / Magellan / Reprodução

As imagens feitas pelos robôs submarinos revelaram uma válvula de vapor, que aparece aberta. A peça é parte fundamental de um relato conhecido, sobre os engenheiros da Sala de Caldeiras Dois. Eles teriam permanecido em seus postos por mais de duas horas após a colisão com o iceberg, às 23h40 de 14 de abril de 1912.

 

A atitude teria sido decisiva para manter a energia do navio, permitindo a comunicação via rádio e salvando centenas de vidas. Nenhum dos 35 homens dessa equipe sobreviveu.

Foto: Atlantic Productions / Magellan / Reprodução

O modelo digital do barco em 3D ainda desbanca a ideia de que o Titanic se partiu ao meio. A análise dos destroços leva a crer que, na verdade, o navio foi destruído com força, de modo a se romper diretamente na área das cabines da primeira classe.

 

E para quem acreditava na teoria de que o Primeiro Oficial William Murdoch teria abandonado o navio, aí vem outra nova evidencia: a localização de uma serviola de bote salva-vidas (usada para baixar as embarcações) mostra que ele foi levado pelo mar no momento em que tentava organizar o resgate.


O naufrágio do Titanic

Considerado o mais moderno e luxuoso navio de sua época, o Titanic foi construído pela companhia White Star Line, e partiu em sua viagem inaugural no dia 10 de abril de 1912, saindo de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova York (EUA).

 

Na noite de 14 de abril, o navio colidiu com um iceberg no meio do oceano Atlântico. Os danos à embarcação fizeram com que ela começasse a afundar. Estima-se que às 2h20 da madrugada do dia 15 de abril o barco naufragou completamente.

 

Havia cerca de 2,2 mil pessoas a bordo, entre ageiros e tripulantes. Aproximadamente 1,5 mil pessoas morreram, principalmente por hipotermia, nas águas geladas do oceano.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis