window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Veleiro feito de sucata leva restos de construção, madeira e até placas de rua

Ainda no plano das ideias, catamarã terá casco forte para navegar pelo mundo e jardim que garantirá alimentos para os ageiros

24/07/2024
Foto: iYacht/ Divulgação

O que um dia foi lixo e sucata poderá, em breve, se transformar em um veleiro potente, capaz de atravessar oceanos e enfrentar tempestades. Essa é a meta do ator alemão Daniel Roesner, que contratou um estúdio de design para tirar do papel seu ousado projeto de embarcação sustentável.

Quem comprou a ideia foi a iYacht, que projetou o catamarã com materiais recicláveis e reciclados. Batizado de Hu’chu 55, o veleiro de 17 metros terá 90% do casco feito de sucata de alumínio.

Nome do veleiro une o ‘Hu’, abreviação de Hunsrueck, onde Daniel cresceu, com ‘Chu’, referência ao local onde ele descobriu sua paixão pelo mar e surfe. Foto: iYacht/ Divulgação

O metal será proveniente de uma série de itens, como placas de veículos, placas de trânsito, restos automotivos e de construção, latas de cosméticos e resíduos triturados em usinas de reciclagem. O Hu’chu 55 ainda incorporará madeira recuperada, cortiça reciclada e fibras naturais.

 

Segundo Daniel, o veleiro feito de sucata será usado para explorar o mundo, produzir filmes e conduzir pesquisas oceânicas, focadas em proteção ambiental. O ator também carrega o desejo de atuar em parceria com universidades

O barco será uma plataforma para pesquisa sustentável, aventura, filme e vida circular. Há muitos projetos inspiradores que me ajudaram a reunir ideias; espero que o Hu’chu 55 seja uma inspiração também– Daniel Roesner, à iYacht

Sustentável por dentro e por fora

Não é só a sucata usada na construção do casco que concederá a fama de amigo do meio ambiente ao veleiro. O catamarã também contará com um sistema de propulsão livre de emissões, composto por dois motores elétricos.

Foto: iYacht/ Divulgação

O conjunto de baterias será recarregado por painéis solares integrados ao barco e a energia limpa será usada para tudo — desde a alimentação dos equipamentos a bordo, como do estúdio de cinema que fará parte do veleiro, até o cultivo de vegetais em um amplo jardim.

 

Essa horta, inclusive, será responsável por fornecer alimentos aos ageiros do Hu’chu 55. Outro detalhe que vale menção é a ausência de ar-condicionado — escolha de Daniel para evitar o alto consumo de energia. No lugar, vidro isolante e sistemas de ventilação garantirão o conforto térmico de quem estiver a bordo.

 

Quanto à aparência, o exterior de metal deixará o veleiro com uma estética robusta, adequada ao propósito explorador que o conduzirá ao redor do mundo. Já o interior será decorado por tons de marrom e preto.


Segundo a iYacht, a embarcação corresponde a um dos desafios mais sustentáveis e atraentes realizados pela empresa, que entregou cerca de 200 projetos nas últimas duas décadas. Uma equipe multidisciplinar foi escalada para cumprir com todos os requisitos de Daniel.

 

Agora, o ator segue em busca de novos parceiros, patrocinadores e investidores que compartilhem do desejo de criar um veleiro feito de sucata. O próximo o é encontrar estaleiros com experiência em alumínio, capazes de transformar a ideia em realidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com 190 pés, veleiro sustentável e confortável é aposta da Dixon Yacht Design

    Embarcação de 190 pés é construída parcialmente com liga de alumínio reciclado

    Projeto ambicioso quer construir comunidade de luxo no Mar Vermelho

    Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina