Vídeo de anta correndo sob as águas viraliza nas redes; confira
Professor de biologia (e influencer) explica comportamento e conta curiosidades do animal


Já imaginou mergulhar e dar de cara com uma anta? Nada de xingar o parente que entrou na água com você: estamos realmente falando do Tapirus terrestris — nome científico do simpático animal. Pois um vídeo de uma anta mergulhando e correndo pelo fundo de um rio tem feito sucesso nas redes sociais justamente pelo improvável da cena.
Homem pula em lago congelado para salvar cão e é aquecido por multidão
Vem aí o Marina Itajaí Boat Show! Conheça detalhes do evento
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para explicar o que o maior mamífero terrestre brasileiro fazia ali, ao lado dos peixes, o biólogo e influencer Yago Stephano gravou um vídeo. O relato já soma mais de 380 mil visualizações no TikTok — onde o também professor de biologia compartilha curiosidades da natureza para seus quase 4 milhões de seguidores.
@yagostephano antas não são antas, ok? 🙃 #anta #animaisnotiktok #aprendanotiktok #biologia ♬ som original – Yago Stephano
De forma bem-humorada, Yago não só aborda o caso da anta mergulhando, como também revela curiosidades sobre o animal. Ele conta, por exemplo, que as antas tem parentesco com cavalos. Segundo o biólogo, uma anta pode pesar até 300 kg e consome 9 kg de comida diariamente, entre folhas, brotos, cascas de árvore, plantas aquáticas e muitas frutas.
Além disso, o bichinho é também conhecido como “jardineiro da floresta”, uma vez que as antas, ao engolir sementes, as preparam para a germinação.
A notícia triste é que a espécie já é considerada vulnerável à extinção e está na lista vermelha da lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.


Outros flagrantes de antas mergulhando
Em 2020, o fotógrafo Fernando Maydana flagrou mãe e filhote de antas mergulhando nas águas cristalinas do Recanto do Rio da Prata, em Bonito, no Mato Grosso do Sul.
No vídeo de Fernando, é possível ver as duas antas nadando acompanhadas de dezenas de peixes. Em determinado momento, os animais tocam as patas no fundo do solo do rio e começam a “correr”, levantando uma nuvem de terra.
Ná época, o fotógrafo contou ao G1 que já fazia um bom tempo que flagrava a família de antas. “Elas am aqui, mas sempre com a metade do corpo para fora da água. Dessa vez, como estava sozinho, decidi utilizar minha GoPro e consegui esse lindo registro”.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilha de Laheq deve integrar residenciais, hotéis e lojas em cenário paradisíaco até 2028
Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!
Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião
Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina
Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis