window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Fazer xixi no mar da Espanha pode render multa de R$ 4,5 mil aos turistas; entenda

Projeto de lei tramita em Marbella e quer proibir moradores e visitantes de se aliviarem nas águas das praias

08/07/2024
Imagem ilustrativa

Quem já ou por uma situação de aperto na praia sabe que fazer xixi no mar pode parecer a opção mais óbvia para encontrar o desejado alívio. Mas na Espanha, agir dessa forma deve ser a última opção para aqueles que não pretendem abrir os bolsos.

Isso porque os vereadores da cidade costeira de Marbella votaram a favor de um projeto de lei que, entre outras coisas, institui multa de até 750 euros — ou R$ 4,5 mil, na conversão atual — aos turistas que urinarem nas águas de uma das 25 praias da região.

Imagem ilustrativa

O documento ainda deve ar por consulta pública antes de se tornar lei, mas de acordo com ele, “evacuação (defecação, micção, etc) no mar ou na praia” corresponde à infração leve, ível de punição.

 

A prefeitura não informou como pretende fiscalizar os turistas que tentarem fazer xixi no mar de forma furtiva, mas aponta que será da responsabilidade da Câmara Municipal a instalação de “sanitários públicos íveis a cada 150 metros”.

 

Além da proibição do xixi no mar, o projeto elenca uma série de medidas a serem tomadas para garantir a “segurança, gestão e bom uso” das praias, já que a população triplica em Marbella a cada verão por conta dos pontos turísticos.


O aumento populacional, inclusive, é apontado como cada vez mais longo, em vista das mudanças climáticas que estão ampliando a duração dos dias de calor.

 

Dentre os outros pontos íveis de multa, está a impossibilidade dos banhistas brincarem com bolas dentro d’água, reservarem uma área com guarda-sol, jogarem pontas de cigarro ou restos de comida no chão, ouvirem música alta, levarem animais domésticos para a areia e exercer qualquer atividade comercial não autorizada previamente.

Fazer xixi no mar faz mal para o meio ambiente?

De acordo com um estudo realizado pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), a resposta para essa pergunta é: não.

 

Isso porque a urina humana é composta, em 95%, por água. O restante contém sais diversos e ureia, que até poderia prejudicar a vida marinha, mas em vista do volume do oceano, não gera problemas.

Imagem ilustrativa

A pesquisa ainda aponta que mesmo que toda a população mundial fizesse xixi no mar ao mesmo tempo, a concentração de ureia seria pequena em comparação ao tanto de água e acabaria diluída.

 

O importante é lembrar que isso não vale para áreas de preservação natural, como recifes de corais — que podem ser afetados pelos nutrientes presentes na urina –, pequenos corpos d’água, ou piscinas — já que o cloro da água reage com a ureia e gera moléculas capazes de irritar olhos, narizes e pulmões.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Exclusivo: Irmãos Katoosh contam maior aprendizado da volta ao mundo

    Neto e Lucas ainda deram spoiler da próxima empreitada que a dupla vai enfrentar nos mares. Confira!

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!