window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

27/03/2024
Foto: Elements of Creation / Divulgação

Antenados em sustentabilidade certamente já ouviram falar sobre um ou outro container de navio que se tornou parte de restaurantes, galerias e outros estabelecimentos. Mas um casal residente da Austrália decidiu ir além, e transformou um caixote frio e sem vida em uma casa tanto ecológica, quanto aconchegante.

As mentes criativas por trás da empreitada pertencem a Paul Jones e Cathy Roberts. Pelo Instagram, Jones relembrou que a ideia surgiu “devido ao aumento do custo habitacional”, e ao seu desejo de evitar “contas excessivas”.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

O container de navio foi instalado em uma fazenda de cana-de-açúcar em Brisbaine, na Austrália, e pode ser transportado para outros locais com a ajuda de um caminhão. Graças à reciclagem de materiais, o casal pôde criar um lar cheio de personalidade e bastante econômico.


Toda a reforma, bem como a decoração, foi feita pelos dois, incluindo móveis esculpidos à mão por Paul e quadros pintados por Cathy.

Container de navio antes de ser transformado em residência. Foto: Instagram @elementsofcreation.com.au/ Reprodução

Transformação do container de navio

O tamanho do caixote — 2,6 metros de altura, por 6 metros de comprimento — foi bem aproveitado pelos moradores, que optaram por criar um quarto suspenso, com o por meio de uma escada fixa na sala, que dá direto para a cama em que dormem. No restante da casa, móveis com linhas arredondadas dão um ar de profundidade aos espaços.

Foto: Elements of Creation / Divulgação
Foto: Elements of Creation / Divulgação

O teto do container de navio foi arrancado e substituído por uma extensão com janelas panorâmicas, responsáveis por trazer muita luz natural e ar fresco aos ambientes. Na cozinha, uma outra grande janela se abre à área externa — que por si só é uma obra de arte, graças ao deck de madeira adornado por um jardim.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

Para manter a temperatura ideal dentro da casa e garantir isolamento acústico, o casal apostou em revestimento interno e externo.

Sustentabilidade

A vida de Paul e Cathy no container de navio é cercada por reciclagem e reutilização de materiais. Bancadas, decorações e móveis foram construídos por meio de troncos e pedaços de madeira recuperada, incluindo o piso da casa.

Foto: Elements of Creation / Divulgação

Painéis solares instalados no teto geram a energia que a residência precisa e um sistema de coleta de água da chuva permite que o casal não dependa da rede pública de esgoto. Os canteiros que ficam na área externa, com flores, temperos, frutas e vegetais, possuem um sistema próprio de irrigação.

 

O banheiro do container de navio também segue um modelo ecológico. O vaso sanitário não requer uso de descarga, uma vez que os resíduos vão para um recipiente selado, podendo ser aproveitados, posteriormente, como adubo. O conceito se chama banheiro de compostagem ou banheiro seco.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!

    Com pé de galinha, catamarã fez 42 nós: Hoffmann mostra por que é referência em hélices

    Reimar e Bethina Hoffmann revelaram à NÁUTICA os segredos e o futuro dos hélices em entrevista a Marcio Dottori. Assista

    Muito além do azul: entenda as diferentes cores de água pelo mundo

    Coloração dos mares, rios e lagos dependem de uma série de combinações geológicas, biológicas e químicas