window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Rio colorido e eio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

22/03/2025
Foto: ArtRachen/ Envato

Essencial para nosso próprio corpo e responsável pela imensidão azul que cobre nosso planeta, a água tem um dia só para ressaltar a sua importância. Desde 1993, 22 de março ou a ser o Dia Mundial da Água, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Todos os anos, a ONU propõe um tema especial para ser discutido nessa data. O de 2025 é “Preservação das Geleiras”. Vale lembrar que um estudo recente mostrou que o volume de água derretida das geleiras encheria 300 mil piscinas olímpicas por dia.

Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Além de conscientizar, o Dia Mundial da Água também serve para exaltar esse bem tão precioso. Por isso, NÁUTICA listou destinos maravilhosos para se aventurar por água doce dentro e fora do país.

Maravilhas de água doce no Brasil

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Vamos para o Maranhão? Pois um dos destinos mais encantadores do Brasil fica lá: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A cerca de 250 km da capital São Luís, ele ocupa os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. As paisagens com grandes dunas de areia e as lagoas de águas doces são os grandes chamativos da região.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Além do ecossistema ser conhecido pelas suas riquezas naturais, o local apresenta lagoas sazonais de água da chuva — um grande atrativo para o lazer. A região também é uma ótima pedida para eios de barco nos rios Preguiças e Mandacaru, com suas paisagens exuberantes.

Praia de Rosana

Entre os rios Paraná e Paranapanema, está um destino que oferece águas doces, infraestrutura náutica e belas paisagens: a praia de Rosana, no extremo oeste do estado de São Paulo.

Foto: Prefeitura do Município de Rosana/ Divulgação

O Balneário Principal, com áreas para banho e até esportes de areia, recebe barcos e jets para navegar por suas águas. A região ainda conta com 16 ilhas fluviais.

Lago Paranoá

Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o Lago Paranoá proporciona lazer para moradores e turistas, sendo uma ótima opção para um eio de moto aquática. A área conta com 48 quilômetros quadrados e 38 metros de profundidade.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília / Reprodução

Além de ear de jet, é possível alugar uma embarcação com marinheiro para conhecer melhor cada ponto do grande lago e aproveitar os restaurantes próximos das regiões.

Maravilhas de água doce pelo mundo

Geleira Hintertux

Já ouviu falar desse recanto gelado? Localizada na Áustria, a Geleira Hintertux é uma das únicas que operam o ano todo, com direito a eio de barco num lago glacial “escondido”. Por lá, visitantes podem conhecer a câmara de gelo e ear dentro de uma embarcação, a zero graus Celsius!

Foto: Geleira Hintertux/ Divulgação

O local tem ainda um “palácio de gelo”, pistas de esqui, teleféricos e um terraço congelante — onde é comum saírem pedidos de casamentos.

Rio Caño Cristales

Coce bem os seus olhos, pois esta não é uma visão do paraíso. No Dia Mundial da Água, seria um pecado não citar o show cromático do Rio Caño Cristales, da Colômbia. Sim, as águas doces deste destino não têm uma, mas sim cinco cores: vermelho, amarelo, verde, preto e azul.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução
Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Resultado da presença de algas que florescem em determinadas épocas do ano, o “rio das cinco cores” permite natação em áreas designadas e uma vista de arrepiar. Por lá, não se pode usar nenhum produto na pele — vale para repelente, protetor solar e hidratantes, inclusive — para não atrapalhar a fauna e flora locais.

Lago Baikal

O mais antigo e mais profundo dos lagos! Os títulos pertencem ao Lago Baikal, que fica na Rússia e é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Segundo a entidade, o local abriga nada menos do que 20% da reserva total de água doce descongelada do mundo.

Foto: Wikimedia Commons/ Creative Commons/ Reprodução

Criado há 25 milhões de anos, a profundidade do lago Baikal chega a 1.700 metros. Há algumas ilhas ao seu redor — a de Olkhon é a maior delas e oferece vistas tantos de praias quanto de florestas.

 

O destino gelado ainda é uma boa pedida para patinação, esqui, eios de barco — que tem aos montes — , mergulho nas cristalinas águas doces e até pesca.

Yellowstone

Para uma data histórica, um lugar histórico. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming, nos Estados Unidos, detém o título de primeiro parque nacional do mundo. Ele foi fundado em 1872 e  também é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto: haveseen/ Envato
Foto: Instagram @yellowstonenps/ Reprodução

Além das paisagens deslumbrantes, o destino também ganhou fama pela sua atividade geotérmica, com milhares de gêiseres, fontes termais e vapores vulcânicos. E claro, não faltam águas doces para pesca esportiva e navegação (com restrições).

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ranking aponta as praias com maior risco de erosão em SP; veja a lista

    Relatório indica que 61 praias têm risco alto ou muito alto, com destaque para Ubatuba, Iguape e São Sebastião

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!

    Com pé de galinha, catamarã fez 42 nós: Hoffmann mostra por que é referência em hélices

    Reimar e Bethina Hoffmann revelaram à NÁUTICA os segredos e o futuro dos hélices em entrevista a Marcio Dottori. Assista