window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

SAC Náutico de Salvador: eficiência e segurança para entrada de estrangeiros embarcados no Brasil

Bianca Colepicolo comenta sobre as vantagens do serviço oferecido na Bahia e a possibilidade de ampliação

14/05/2025
SAC Náutico. Foto: Bruno Concha/Secom PMS/ Divulgação

Salvador, com sua beleza inconfundível e localização estratégica na costa brasileira, deu um o ousado e inteligente ao implementar o SAC Náutico — um ponto de atendimento unificado que reúne os serviços da Marinha do Brasil, da Receita Federal e da Polícia Federal.

A iniciativa da Prefeitura, em parceria com órgãos federais, transformou a recepção de embarcações estrangeiras em um processo ágil, seguro e eficiente.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Tradicionalmente, a entrada de estrangeiros no Brasil por via náutica exigia uma romaria burocrática: deslocamentos a diferentes órgãos, filas, formulários diversos e muita espera.

 

Isso impactava negativamente a experiência dos navegadores e limitava o potencial de Salvador como porto de entrada internacional. Entretanto, com o SAC Náutico, essa realidade mudou.


No novo modelo, o comandante da embarcação estrangeira pode, em um único local, realizar todos os trâmites obrigatórios: o controle migratório com a Polícia Federal, a liberação aduaneira com a Receita Federal e o despacho junto à Marinha.

 

No SAC Náutico de Salvador, o atendimento é integrado, coordenado e com profissionais capacitados, tornando o processo muito mais fluido.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Além da praticidade, o SAC Náutico fortalece a segurança, pois permite o cruzamento instantâneo de dados entre os órgãos envolvidos, facilitando a identificação de irregularidades e garantindo o cumprimento das normas internacionais. É um verdadeiro “porto seguro” jurídico e operacional para quem chega ao país pelo mar.

 

A experiência tem sido elogiada por comandantes de veleiros e iates de diversas nacionalidades, que se sentem acolhidos e respeitados ao aportar em Salvador. E mais: o modelo também facilita o trabalho de operadores turísticos, marinas e agentes marítimos, que am a contar com um serviço padronizado e confiável.

Por que não ampliar?

Diante dos resultados, é urgente que outros destinos náuticos brasileiros considerem adotar soluções semelhantes. O SAC Náutico de Salvador prova que é possível promover o turismo náutico internacional com qualidade, garantindo controle e hospitalidade.

SAC Náutico. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Num país com mais de 7.000 km de litoral, portos como Paraty, Ilhabela, Recife, Fortaleza e Belém podem se beneficiar ao replicar o modelo. Salvador abriu as velas de um novo tempo para o Brasil náutico. Cabe agora aos demais destinos seguir a rota.

 

Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Prepare-se! Marina Itajaí Boat Show 2025 já tem ingressos à venda

    Terceira edição do maior evento náutico do Sul do Brasil será de 3 a 6 de julho, em Santa Catarina

    Estaleiro italiano revela conceitos de dois novos iates, com 100 e 90 pés

    Com design de Fulvio de Simoni, novidades da Filippetti Yachts terão beach club integrado e espaços sociais versáteis

    Tripulação cruza fronteira do Brasil no 5° episódio de "Endurance 64: o veleiro polar"

    Além da navegação, viagem teve caminhadas, revisões e mudanças de rota. Aventura é impulsionada por motor Yanmar. Assista!

    Com pé de galinha, catamarã fez 42 nós: Hoffmann mostra por que é referência em hélices

    Reimar e Bethina Hoffmann revelaram à NÁUTICA os segredos e o futuro dos hélices em entrevista a Marcio Dottori. Assista

    Muito além do azul: entenda as diferentes cores de água pelo mundo

    Coloração dos mares, rios e lagos dependem de uma série de combinações geológicas, biológicas e químicas