window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.0.3\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/nautica-br.noticiascatarinenses.com\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=6.7.1"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\u2b1b","\ud83d\udc26\u200b\u2b1b")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Rio Sena está poluído de novo? Entenda o que adiou o triatlo nas Olimpíadas

Responsáveis pelos Jogos Paris 2024 emitiram um novo comunicado que posterga a competição masculina devido à baixa qualidade das águas

30/07/2024
Foto: Leandro Neumann Ciuffo/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Os atletas do triatlo masculino que esperavam competir nesta terça-feira (30) amanheceram com más notícias: a disputa foi adiada para amanhã (31), devido às más condições do Rio Sena, que hospeda a parte aquática do esporte.

Em comunicado, a World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 informaram que a qualidade da água está abaixo dos limites aceitáveis, em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na sexta-feira (26) — durante a abertura oficial das Olimpíadas — e no sábado (27).

No domingo (28) e na segunda-feira (29), os treinos no Rio Sena já haviam sido adiados, o que os impediu os triatletas de se familiarizarem com o local da prova.

 

“Paris 2024 e World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. Os testes realizados hoje no Sena revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz um trecho do comunicado oficial.


A prova masculina foi remarcada para 31 de julho, às 5h45, no horário de Brasília. A disputa feminina segue conforme o calendário anterior, também em 31 de julho, só que às 3h.

Rio Sena está novamente poluído?

No começo do mês, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa de nadar no recém despoluído Rio Sena, contrariando as previsões menos otimistas sobre a qualidade das águas. No entanto, os temporais dos últimos dias foram cruciais para afetar o curso positivo dos acontecimentos.

Foto: Rodrigo Pereira da Silva/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Conforme informado pelo site oficial de Paris, que publica as atualizações sobre as medições realizadas, as chuvas fortes fazem com que parte da água não tratada — proveniente do esgoto da cidade — escoe para o rio, levando consigo bactérias capazes de prejudicar a saúde.

 

Os últimos relatórios da Eau de Paris, empresa pública responsável pelo monitoramento da água, mostram níveis perigosos de Escherichia coli (E. coli), bactéria encontrada no intestino de humanos e animais. Algumas cepas podem provocar cólicas abdominais severas, diarreia, sangue nas fezes e vômitos, segundo o Ministério da Saúde brasileiro.

 

Informações oficiais também apontam que “obras de saneamento permitirão limitar a poluição, mas não a eliminar completamente em caso de tempestade intensa”. Outros fatores como temperatura da água, sol e fluxo do rio influenciam na qualidade do Sena.

Estima-se que leva entre 48h e 72h para que a qualidade da água retorne a níveis seguros para banho após despejos resultantes de um episódio de chuva– site oficial da cidade de Paris

A agência sa de notícias AFP comunicou que os responsáveis pelos Jogos preveem um “plano B”, caso do rio não se recuperar a tempo. Isso envolve adiar as competições de triatlo por alguns dias ou transferi-las para Vaires-sur-Marne, no Rio Marne, a leste de Paris.

 

O triatlo é o primeiro esporte olímpico a ser agendado no Rio Sena. Na próxima semana, estão previstas as provas da maratona aquática nos dias 8 de agosto (feminino) e 9 de agosto (masculino).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Pesquisadores são surpreendidos por erupção vulcânica embaixo d'água; entenda o fenômeno

    Registro foi feito na área hidrotermal de Tica, a 2.500 m de profundidade, próximo da Costa Rica

    Fóssil de “monstro marinho” encontrado em 1988 no Canadá é identificado

    Espécie de elasmossauro viveu há cerca de 85 milhões de anos e teve características surpreendentes

    Campeonato tradicional em Hong Kong: conheça a corrida de barcos-dragão

    Neste ano, competição acontece nos dias 7 e 8 de junho

    Estaleiro anuncia megaiate explorador capaz de navegar no Ártico

    Feito sob encomenda, barco foi construído para realizar sonho do proprietário e "ser visto do espaço sideral"

    Após 53 anos no espaço, nave da antiga União Soviética cai no Oceano Pacífico

    Objeto espacial foi lançado em 1972, em missão fracassada que exploraria o planeta Vênus